O gato de botas

Colunista Fábio Tihara aprende mais uma lição com o pequeno Igor


Seu nome é Dijackson, mas gosta de ser chamado de Igor. “É mais fácil e mais bonito”, diz o garoto de 14 anos, com fala mansa e olhar tímido.

Clique aqui para ver as fotos

Com três anos de surf, já tem seu objetivo: “Quero ser surfista profissional”, diz, com firmeza. O sonho de viver o mundo das competições povoa o imaginário de quase todos os surfistas nessa idade. 

Igor mora na praia do Norte, pico de Ilhéus que revelou talentos como Flávio Costa, Dennis Tihara, Saulo Marques, entre outros. E foi nessa praia, em um dia nublado e ondas pequenas, que o vi surfando pela primeira vez.

O pequeno goofy footer dropava as ondas, adiantava nela e quando chegava na junção dava uma batida finalizando a onda. Toda essa cena seria normal se não fosse um detalhe: Igor não tem os pés.

Por alguma razão desconhecida, o menino nasceu com uma deformidade. Essa deficiência o faz usar botas especiais para poder se locomover, o que lhe rendeu o apelido carinhoso de “Gato de Botas”.

De origem humilde, mora numa casinha simples com a mãe, o padrasto e mais dois irmãos. Sentei com o garoto para conversar e fiquei encantado com a sua simplicidade e ingenuidade.

Me contou que estuda e cursa a quinta série. Enquanto lhe explicava a importância do estudo, me olhava atentamente e apenas balançava a cabeça concordando. Pergunto quem é seu ídolo no surf e fico sem resposta. Pergunto se ele gosta de Fanning, Parko ou Slater e continuo sem resposta.

Quando me toquei de que ele não tinha a mínima ideia do que eu estava falando, me senti um idiota pela insistência da pergunta. Parece impossível, mas encontrei um surfista que não conhece o nove vezes campeão mundial Kelly Slater.

Dijackson é especial e o que o torna tão especial é justamente sua inocência. Pouco importa quem é Slater ou Fanning, aprendi que existem coisas mais importantes do que isso.

PUBLICIDADE

Relacionadas

Alexandre Piza comenta postura da sociedade em relação às orientações do isolamento social nas praias de Salvador

Luciano Nunes relembra histórias do passado ao lembrar de surfistas das antigas de Salvador

Nosso colunista Lalo Giudice exalta a vitória de Italo Ferreira no Pipe Masters e a sua conquista do mundial

Nosso colunista Lalo Giudice analisa as chances dos candidatos ao título na última etapa do Circuito Mundial em Pipeline

Nosso colunista Lalo Giudice comenta a vitória de Italo Ferreira e a polêmica envolvendo Gabriel Medina e Caio Ibelli em Peniche

Nosso colunista Lalo Giudice comenta a vitória de Jeremy Flores na França e a ponta do ranking de Gabriel Medina

Nosso colunista Lalo Giudice analisa a vitória esmagadora de Gabriel Medina no Surf Ranch

Nosso colunista Lalo Giudice analisa a expectativa para a etapa nas ondas da piscina no Surf Ranch