Uri é pentacampeão

Uri Valadão garante a taça do Circuito Brasileiro pela quinta vez na carreira


Em um domingo emocionante, o baiano Uri Valadão conquistou o título brasileiro profissional pela quinta vez na carreira e, de quebra, venceu a última etapa do Circuito, na praia de Povoação, em Linhares (ES).

A taça foi garantida ao término da semifinal, quando Uri derrotou o catarinense Eder Luciano em uma batalha que pegou fogo do início ao fim.

Eder e o capixaba Lucas Nogueira eram os concorrentes de Uri Valadão na briga pelo título nacional. O melhor colocado na etapa decisiva, em Linhares (ES), seria o campeão da temporada.

Os três atletas chegaram às semifinais. No primeiro confronto, também com placar apertado, Nogueira caiu diante do carioca David Barbosa por uma diferença de apenas 3 décimos (10.50 a 10.20).

Com a queda do capixaba, as atenções ficaram todas voltadas para o segundo duelo da semifinal, que passou a valer a taça de 2019. Eder Luciano começou botando pressão, arrancando 6.75 e 5.75.

Uri reagiu com 5.65 e virou o placar com 7.25. A batalha permaneceu tensa até os minutos finais. Faltando pouco menos de cinco minutos para o término, Uri Valadão carimbou de vez o título com 6.75. A partir daí, nenhuma onda expressiva apareceu no horizonte e a taça ficou com o “Baiano Voador”, que já havia comemorado o título nacional nos anos de 2003, 2005, 2006 e 2008.

Na decisão, o baiano encarou o carioca David Barbosa e mostrou que não estava para brincadeira. David chegou a liderar o placar durante boa parte do tempo, mas Uri virou a disputa com 5.75 e 6.75, ampliando ainda mais a vantagem com outra nota 6.75.

A vitória coroa também um ano brilhante do atleta. Mesmo descartando um Grand Slam na Austrália, Uri Valadão terminou o ranking mundial em quarto lugar, mais uma vez como melhor brasileiro no Tour.

Outros baianos que fizeram bonito na praia de Povoação foram Misael Cezário, Juliana Dourado e Gabriel Braga.

Com apenas 13 anos, Misael venceu a categoria Sub 16, chegando ao pódio em todas as etapas do circuito e terminando o ano como vice-campeão brasileiro, apenas 70 pontos atrás do campeão, o cearense Gabriel Castro.

No Feminino Pro, Juliana Dourado chegou às quartas de final e perdeu para a capixaba Maíra Viana, que brigava pelo título brasileiro.

Novo integrante da elite mundial, Gabriel chegou motivado ao Espírito Santo e deu uma dura em Uri Valadão nas quartas de final, chegando perto de eliminar o companheiro de equipe na praia de Povoação.

Por 12.25 a 11.75, Uri levou a melhor e deixou o amigo e conterrâneo na quinta posição.

PUBLICIDADE

Relacionadas

Uri Valadão vence na estreia e Gabriel Braga disputa repescagem no Mundial em El Fronton

Uri Valadão faz nota 10 no Mundial em Maldivas e leva a Bahia às oitavas de final junto com Gabriel Braga

Disputa entre bodyboarders pega fogo no Prêmio Brasileiro Ocyan de Ondas Grandes

Uri Valadão faz uma comparação entre os fenômenos Guilherme Tâmega e Mike Stewart

Uri Valadão elege o seu maior rival nas baterias do Circuito Mundial de Bodyboarding

Campeão mundial Uri Valadão fala sobre o atual cenário do bodyboard no Brasil e no mundo

Bahia Bodyboarding Club abre vagas para aulas de bodyboard no verão

Uri Valadão vence francês Pierre-Louis Costes na final do Sintra Pro