Itacoá em dose dupla

Itacoatiara Pro será válido pelos rankings mundial e brasileiro


Itacoatiara Pro será válido pelos rankings mundial e brasileiro. Foto: Tony D´Andrea/Itacoatiara Pro.


O Itacoatiara Pro, tradicional etapa do Circuito Mundial de Bodyboard, foi confirmado para acontecer em Niterói, entre os dias 15 de junho e primeiro de julho.

A principal novidade desse ano é que o evento estará dividido em dois momentos distintos: o Grand Slam, válido como etapa do APB World Championship Tour, e a Série Brasil, valendo como uma das etapas do Circuito Brasileiro de Bodyboard.

A competição terá, em sua sétima edição consecutiva, uma programação que inclui atividades esportivas, socioambientais e muito entretenimento.

A APB (Association of Professional Bodyboarders) reformulou o circuito para dar mais visibilidade aos atletas e os eventos que acontecerão na Austrália, Brasil, Chile, Ilhas Reunião e Portugal receberão, exclusivamente, os atletas da categoria Profissional Masculino.

Nesse formato, os competidores entrarão na água três vezes, sem o risco de eliminação, e a soma de suas melhores ondas surfadas irá classificar os dezesseis primeiros para as fases decisivas.

Essa mudança no formato do Circuito Mundial levou a organização do Itacoatiara Pro a incluir, após o Grand Slam, uma nova competição que se chamará Itacoatiara Pro Série Brasil, e que será uma etapa da CBRASB (Confederação Brasileira de Bodyboard), oficialmente válida para o Circuito Brasileiro, com a participação de mais de 120 atletas, contemplando desde as categorias de base até os profissionais em ambos os sexos.

Dessa forma, o Itacoatiara Pro ganha contornos de um grande festival esportivo se tornando o maior evento de bodyboard do Mundo no ano de 2018, com uma premiação que ultrapassa R$ 100.000,00 e que contará com a participação de mais de 200 atletas de pelo menos 25 nacionalidades.

A Prefeitura de Niterói, através do Secretário Municipal de Esporte e Lazer, Luiz Carlos Gallo, deu na última semana o sinal verde para a realização da etapa. “O Itacoatiara Pro é um evento internacional muito importante para a cidade, que gera muitos benefícios econômicos para a região, mostrando todo o nosso potencial nos esportes radicais. As nossas ondas estão entre as melhores do Mundo para o bodyboard e ficamos muito felizes em receber e apoiar eventos desse porte”, comenta.

Principal acontecimento esportivo de Niterói, o mundial de bodyboard é transmitido ao vivo para mais de 125 países e incluiu a praia de Itacoatiara na rota obrigatória dos surfistas que buscam ondas grandes e desafiadoras.

“Acredito muito no potencial de eventos como fonte geradora de turismo. O Itacoatiara Pro transformou o mês de junho em uma espécie de alta temporada turística aqui na cidade e os vídeos produzidos permitem que milhões de pessoas conheçam Niterói através da TV e da internet”, afirma o presidente da Neltur, José Guilherme Azevedo. “É uma excelente oportunidade de promover nossos atrativos turísticos”, destaca.

Itacoatiara Pro – Galeria de campeões

2012 – Dave Winchester (Austrália)
2013 – Amaury Laverhne (Ilhas Reunião)
2014 – Jared Houston (África do Sul)
2015 – Amaury Laverhne (Ilhas Reunião) e Tanner McDaniel (Havaí – Pro Junior)
2016 – Alex Uranga (País Basco), Isabela Sousa (Brasil) e Diego Gomes (Brasil – Pro Junior)
2017 - Diego Cabrera (Ilhas Canárias), Ayaka Suzuki (Japão) e Nelson Flores (Chile - Pro Junior)

PUBLICIDADE

Relacionadas

Morro de São Paulo inaugura o filme Em busca da onda perfeita, do bodyboarder Márcio Torres

Uri Valadão reúne imagens de viagem ao Caribe ao lado da esposa

Uri Valadão garante a taça do Circuito Brasileiro pela quinta vez na carreira

Aos 13 anos, baiano Misael Cézario vence categoria Sub 16 em Linhares e é vice-campeão brasileiro

Uri Valadão é o quarto do mundo e Gabriel Braga garante vaga na elite mundial em 2020

Primeira etapa do Circuito Litoral Norte de Bodyboarding acontece neste fim de semana, em Arembepe

Misael Cezario faz duas finais consecutivas no Troféu Brasil de Bodyboard

Uri Valadão vira bateria nos minutos finais e leva etapa do Troféu Brasil em Itapema (SC)