Itacoá em dose dupla

Itacoatiara Pro será válido pelos rankings mundial e brasileiro


Itacoatiara Pro será válido pelos rankings mundial e brasileiro. Foto: Tony D´Andrea/Itacoatiara Pro.


O Itacoatiara Pro, tradicional etapa do Circuito Mundial de Bodyboard, foi confirmado para acontecer em Niterói, entre os dias 15 de junho e primeiro de julho.

A principal novidade desse ano é que o evento estará dividido em dois momentos distintos: o Grand Slam, válido como etapa do APB World Championship Tour, e a Série Brasil, valendo como uma das etapas do Circuito Brasileiro de Bodyboard.

A competição terá, em sua sétima edição consecutiva, uma programação que inclui atividades esportivas, socioambientais e muito entretenimento.

A APB (Association of Professional Bodyboarders) reformulou o circuito para dar mais visibilidade aos atletas e os eventos que acontecerão na Austrália, Brasil, Chile, Ilhas Reunião e Portugal receberão, exclusivamente, os atletas da categoria Profissional Masculino.

Nesse formato, os competidores entrarão na água três vezes, sem o risco de eliminação, e a soma de suas melhores ondas surfadas irá classificar os dezesseis primeiros para as fases decisivas.

Essa mudança no formato do Circuito Mundial levou a organização do Itacoatiara Pro a incluir, após o Grand Slam, uma nova competição que se chamará Itacoatiara Pro Série Brasil, e que será uma etapa da CBRASB (Confederação Brasileira de Bodyboard), oficialmente válida para o Circuito Brasileiro, com a participação de mais de 120 atletas, contemplando desde as categorias de base até os profissionais em ambos os sexos.

Dessa forma, o Itacoatiara Pro ganha contornos de um grande festival esportivo se tornando o maior evento de bodyboard do Mundo no ano de 2018, com uma premiação que ultrapassa R$ 100.000,00 e que contará com a participação de mais de 200 atletas de pelo menos 25 nacionalidades.

A Prefeitura de Niterói, através do Secretário Municipal de Esporte e Lazer, Luiz Carlos Gallo, deu na última semana o sinal verde para a realização da etapa. “O Itacoatiara Pro é um evento internacional muito importante para a cidade, que gera muitos benefícios econômicos para a região, mostrando todo o nosso potencial nos esportes radicais. As nossas ondas estão entre as melhores do Mundo para o bodyboard e ficamos muito felizes em receber e apoiar eventos desse porte”, comenta.

Principal acontecimento esportivo de Niterói, o mundial de bodyboard é transmitido ao vivo para mais de 125 países e incluiu a praia de Itacoatiara na rota obrigatória dos surfistas que buscam ondas grandes e desafiadoras.

“Acredito muito no potencial de eventos como fonte geradora de turismo. O Itacoatiara Pro transformou o mês de junho em uma espécie de alta temporada turística aqui na cidade e os vídeos produzidos permitem que milhões de pessoas conheçam Niterói através da TV e da internet”, afirma o presidente da Neltur, José Guilherme Azevedo. “É uma excelente oportunidade de promover nossos atrativos turísticos”, destaca.

Itacoatiara Pro – Galeria de campeões

2012 – Dave Winchester (Austrália)
2013 – Amaury Laverhne (Ilhas Reunião)
2014 – Jared Houston (África do Sul)
2015 – Amaury Laverhne (Ilhas Reunião) e Tanner McDaniel (Havaí – Pro Junior)
2016 – Alex Uranga (País Basco), Isabela Sousa (Brasil) e Diego Gomes (Brasil – Pro Junior)
2017 - Diego Cabrera (Ilhas Canárias), Ayaka Suzuki (Japão) e Nelson Flores (Chile - Pro Junior)

PUBLICIDADE

Relacionadas

Uri Valadão vence na estreia e Gabriel Braga disputa repescagem no Mundial em El Fronton

Uri Valadão faz nota 10 no Mundial em Maldivas e leva a Bahia às oitavas de final junto com Gabriel Braga

Disputa entre bodyboarders pega fogo no Prêmio Brasileiro Ocyan de Ondas Grandes

Uri Valadão faz uma comparação entre os fenômenos Guilherme Tâmega e Mike Stewart

Uri Valadão elege o seu maior rival nas baterias do Circuito Mundial de Bodyboarding

Campeão mundial Uri Valadão fala sobre o atual cenário do bodyboard no Brasil e no mundo

Bahia Bodyboarding Club abre vagas para aulas de bodyboard no verão

Uri Valadão vence francês Pierre-Louis Costes na final do Sintra Pro