Couto em Waimea

Saiba como foi a participação do baiano Danilo Couto no evento em homenagem a Eddie Aikau


Na última quinta-feira, o baiano Danilo Couto teve a honra de disputar o evento de ondas grandes mais importante da história.

Clique aqui para ver as fotos

Idealizada há 31 anos em homenagem ao havaiano Eddie Aikau, exímio big rider e salva-vidas na baía de Waimea, Hawaii, a competição havia sido disputada apenas 9 vezes, já que exige ondulações acima de 13 metros de face para ser realizada.

O baiano mostrou muita disposição nas poucas oportunidades que teve em suas apresentações. As séries demoravam a aparecer em Waimea, mas Danilo se jogou em algumas cracas e teve suas atuações marcadas por duas vacas incríveis e uma das maiores ondas de toda a competição.

Logo na primeira onda, o baiano radicado no Havaí despencou de forma brutal e teve sua prancha quebrada. Mas não Danilo não desanimou, e depois de um bom tempo esperando por uma nova chance, se atirou em uma onda oceânica, arrancando muitos aplausos na praia. Ele chegou a receber uma das maiores notas de todo o evento (91), mas os juízes mudaram de ideia quando assistiram ao replay e reduziram a nota para 69. Segundo o site Waves, a onda foi comparada a uma nota 96 obtida pelo australiano Ross Clarke-Jones na primeira bateria do dia.

A segunda apresentação de Danilo Couto contou com pouquíssimas e foi dominada pelo havaiano John John Florence, que acabou vencendo a competição e faturando US$ 75 mil pela vitória.

Nos minutos finais da disputa, o baiano levou outro wipe out monstruoso e teve sua prancha partida ao meio. Foi uma das vacas mais insanas de todo o Eddie Aikau.

O ranking geral, Danilo Couto terminou em vigésimo lugar, com o total de 99 pontos. Como muitos surfistas pegaram poucas ondas, a diferença de pontuação entre a maioria foi muito pequena, principalmente a partir do décimo colocado, Aaron Gold, que totalizou 139 pontos.

Veja os vídeos de Danilo em Waimea

 

PUBLICIDADE

Relacionadas

Espírito Santo ganha destaque no Prêmio Brasileiro Ocyan de Ondas Grandes com ondas pesadas e perfeitas

Grupo de surfistas fazem história ao encarar swell no Banco de Santo Antônio

Apontado como forte candidato ao prêmio do WSL Big Wave Awards, Caio Vaz fica fora da final e mostra decepção

Big rider baiano Marcio Freire encara swell de ciclone na Laje da Jagua (SC)

Márcio Viana descreve sessão histórica durante poderoso swell em Jaws

Baianos Marcio Viana e Rick Breyner encaram as ondas de Jaws, na ilha de Maui

Danilo Couto é um dos convidados para o tradicional The Eddie Aikau Big Wave Invitational

Yuri Soledade fala sobre o convite para participar do Eddie Aikau Big Wave Invitational em Waimea