
Couto em Waimea
Saiba como foi a participação do baiano Danilo Couto no evento em homenagem a Eddie Aikau
Na última quinta-feira, o baiano Danilo Couto teve a honra de disputar o evento de ondas grandes mais importante da história.
Clique aqui para ver as fotos
Idealizada há 31 anos em homenagem ao havaiano Eddie Aikau, exímio big rider e salva-vidas na baía de Waimea, Hawaii, a competição havia sido disputada apenas 9 vezes, já que exige ondulações acima de 13 metros de face para ser realizada.
O baiano mostrou muita disposição nas poucas oportunidades que teve em suas apresentações. As séries demoravam a aparecer em Waimea, mas Danilo se jogou em algumas cracas e teve suas atuações marcadas por duas vacas incríveis e uma das maiores ondas de toda a competição.
Logo na primeira onda, o baiano radicado no Havaí despencou de forma brutal e teve sua prancha quebrada. Mas não Danilo não desanimou, e depois de um bom tempo esperando por uma nova chance, se atirou em uma onda oceânica, arrancando muitos aplausos na praia. Ele chegou a receber uma das maiores notas de todo o evento (91), mas os juízes mudaram de ideia quando assistiram ao replay e reduziram a nota para 69. Segundo o site Waves, a onda foi comparada a uma nota 96 obtida pelo australiano Ross Clarke-Jones na primeira bateria do dia.
A segunda apresentação de Danilo Couto contou com pouquíssimas e foi dominada pelo havaiano John John Florence, que acabou vencendo a competição e faturando US$ 75 mil pela vitória.
Nos minutos finais da disputa, o baiano levou outro wipe out monstruoso e teve sua prancha partida ao meio. Foi uma das vacas mais insanas de todo o Eddie Aikau.
O ranking geral, Danilo Couto terminou em vigésimo lugar, com o total de 99 pontos. Como muitos surfistas pegaram poucas ondas, a diferença de pontuação entre a maioria foi muito pequena, principalmente a partir do décimo colocado, Aaron Gold, que totalizou 139 pontos.
Veja os vídeos de Danilo em Waimea