Gladiador baiano

Danilo Couto bota pra baixo com atitude em novo vídeo da Seaway


Em novo vídeo, a Seaway exibe as performances do big rider Danilo Couto nas ondas grandes.

Clique aqui para ver o vídeo

Reconhecido internacionalmente pela atitude nos picos mais extremos do Planeta, Couto tem como principal momento na carreira o título da categoria Ride of the Year (Onda do Ano) no XXL Big Wave Awards de 2010 / 2011, com uma onda incrível em Jaws que coroou a revolução do surf na remada.

O baiano era apontado novamente como candidato ao título desta temporada, agora na categoria "Paddle Award" (Maior Onda na Remada), novamente em Jaws. Porém, a comissão julgadora não elegeu Couto entre os finalistas, causando grande espanto em muitos que acompanham o big surf mundial.

No Facebook, o jornalista Adriano Kojin, ex-diretor de redação da Revista Fluir, afirmou que a escolha dos finalistas foi injusta.

“Danilo Couto ganhou com esta morra o maior prêmio de todos, que é o respeito e reconhecimento de seus parceiros de ondas grandes. O julgamento conduzido pela WSL é uma clara afronta e injustiça, e deve ser repudiado com veemência por toda a comunidade do surf. Mas certamente o legado do Danilo está acima disso, não vai ser a opinião de um bando de idiotas que irá diminuir seu feito. Verdadeiro homem do mar, generoso ao extremo na sua preocupação de garantir a segurança de todo mundo dentro da água, ele arrisca a própria vida pelo amor ao surf. O valor do que ele faz não pode ser medido por premiações onde o dinheiro e a política falam mais alto do que a realidade dos fatos. Danilo, continue remando e botando pra baixo nas maiores, nós temos orgulho de você".

O big rider Yuri Soledade, conterrâneo de Danilo, também questionou a decisão da World Surf League. “Não posso acreditar que a XXL não considerou esta onda uma das maiores na remada da temporada. Eu meu ponto de vista esta foi de longe uma das maiores. Parabéns, meu irmão Danilo Couto, por uma onda irreal, e sinto muito, há muitas políticas envolvidas em algo que deveria ser simplesmente real”.

Outros surfistas atirados que entendem do assunto estranharam a decisão, como Marcio Freire, Shaun Lopez, Albee Layer, Felipe Cesarano e o jornalista Nick Carroll.

Neste vídeo, a Seaway mostra alguns momentos insanos na carreira do big rider, incluindo a bomba em Jaws que deixou muitos especialistas na bronca por ter ficado fora das finais do XXL.

PUBLICIDADE

Relacionadas

Espírito Santo ganha destaque no Prêmio Brasileiro Ocyan de Ondas Grandes com ondas pesadas e perfeitas

Grupo de surfistas fazem história ao encarar swell no Banco de Santo Antônio

Apontado como forte candidato ao prêmio do WSL Big Wave Awards, Caio Vaz fica fora da final e mostra decepção

Big rider baiano Marcio Freire encara swell de ciclone na Laje da Jagua (SC)

Márcio Viana descreve sessão histórica durante poderoso swell em Jaws

Baianos Marcio Viana e Rick Breyner encaram as ondas de Jaws, na ilha de Maui

Danilo Couto é um dos convidados para o tradicional The Eddie Aikau Big Wave Invitational

Yuri Soledade fala sobre o convite para participar do Eddie Aikau Big Wave Invitational em Waimea