
Couto na pole
Danilo Couto encara onda gigante na remada em El Buey, Chile, e larga na frente no XXL Awards
Uma bomba sinistra foi domada por Danilo Couto no Chile e colocou o big rider na frente pelo prêmio de maior onda surfada na remada do Billabong XXL Global Big Wave Awards.
Clique aqui para ver o vídeo
A direita monstruosa rolou no último dia 3 de julho, em El Buey, na cidade de Arica, durante a primeira ondulação gigante da temporada no Pacífico Sul.
De olho na previsão do swell, o baiano e seu amigo Kohl Christensen partiram do Hawaii em direção ao Chile, onde a ondulação chegaria com maior intensidade.
Como o swell deveria atingir primeiro a região sul, eles foram em busca do ápice e pegaram um voo em Santiago para encontrar o big rider local Ramon Navarro. Porém, o vento não ajudou na manhã do dia 2 e a dupla retornou a Santiago para voar com destino a Arica, no norte chileno, enquanto Ramon seguiu para a etapa do Big Wave World Tour em Pico Alto, Peru.
Em Arica, o mar sempre apresenta condições lisas pela manhã e o vento maral entra em ação à tarde. O dia 3 de junho amanheceu da melhor forma possível em El Buey: ondas enormes e muitos tubos. Como o mar estava muito grande, apenas as direitas estavam funcionando.
Na session, Couto teve a companhia de Kohl e também do seu pupilo Lapo Coutinho, do big rider saquaremense Marcos Monteiro e do gaúcho fissurado Bento Cuervo, atualmente radicado em Arica. Até a guarda-costeira apareceu para tirar a galera da água, mas uma série pintou no horizonte e foi apontada pelos big riders, fazendo o bote retornar ao outside.
A direita insana deixou Couto com a sensação de missão cumprida. "Foi uma viagem muito cansativa, mas valeu a pena. El Buey é uma onda perfeita para surfar na remada, segura qualquer tamanho. É um pico clássico da América do Sul e tive a oportunidade de ser abençoado com uma onda especial", comemora o baiano.