
Europa anabolizada
Swell com ondas acima de 50 pés deve atingir a Europa neste fim de semana
Um swell com ondas gigantes deve chegar com força total ao Atlântico Norte neste fim de semana.
Apelidado pela mídia de "Winter Storm Hercules", o intenso sistema de baixa pressão jogou até meio metro de neve na Nova Inglaterra e causou milhares de cancelamentos de voos em todo o país. Agora, sua fúria deve continuar quando ele se mover para o mar, gerando ondas acima de 50 pés na Irlanda.
"Desde que Portugal foi atingido por ondas gigantes na última semana de outubro, o Oceano Atlântico tem experimentado o que eu consideraria a tempestade mais consistente já vista na era moderna do surf em ondas grandes", diz Bill Sharp, diretor do Billabong XXL Big Wave Awards.
"Especialmente no último mês, tem sido um swell gigante atrás do outro. Temos visto imagens incríveis na Irlanda, Portugal, Espanha e França. Agora, deve ser o maior swell de todos. É emocionante para aqueles que acompanham o big surf", continua Bill.
Enquanto isso, o Pacífico Norte tem sido extremamente dócil. O Hawaii tem recebido várias ondulações moderadas nas últimas semanas, mas pouco em termos de condições extremas.
Mas, no Atlântico, a história é outra. O primeiro grande swell de 2014 já está atingindo a Europa nesta sexta-feira, mas o evento principal ainda está a caminho e deve bombar de vez na segunda e terça-feira.
Vários big riders renomados da Califórnia e do Hawaii voaram para a Europa em busca do swell, mas ainda não sabem onde encontrarão as melhores condições no continente. As costas mais expostas de Portugal e Irlanda - que já coroaram vencedores do XXL nos picos de Nazaré e Mullaghmore Head - estão sujeitas a uma forte ventania, mas o swell também deve chegar com potencial às costas mais protegidas.