Big riders reunidos

No Havaí, Danilo Couto comanda novo treinamento de segurança com big riders


Os recentes acidentes envolvendo surfistas, como a morte do californiano Kirk Passmore, na bancada de Alligator’s, em Oahu, e o susto com Maya Gabeira, em Nazaré, Portugal, reacenderam o sinal de alerta daqueles que caçam as ondas gigantes mundo afora.

Mas bem antes disso, o big rider brasileiro Danilo Couto, há 15 anos radicado no Havaí, já se preocupava com a segurança na água.

Pelo terceiro ano, ele promoveu o Fórum de Avaliação de Risco em ondas grandes, visando a educação e a preparação para salvar vidas, sobretudo entre os ‘big riders’.

Realizado nos últimos dias 19 e 20, no hotel Turtle Bay, em Oahu/Havaí, o encontro teve dois dias de duração e contou com a importante presença do lendário Brian Keaulana, comandando um treinamento na água. Também foram discutidos temas como técnicas de regaste com jet ski, ocorrências passadas e treinamento de respiração cardiopulmonar (RCP).

Um evento histórico, que vem ganhando força e quer transformar o esporte. “Ao longo dos últimos dois anos, aprendi que precisava fazer algo como este fórum. Tudo isso faz parte do movimento de segurança que vem acontecendo. Ele já ajudou a salvar atletas como a Maya (Gabeira) e Greg (Long). Tivemos diferentes gerações, desde os grommets até a velha guarda e houve muita troca de conhecimento e experiências. Este é apenas o começo e é obvio que precisamos seguir treinando, para estarmos prontos para agir rápido e corretamente em caso de acidente”, disse Danilo.

“A maior satisfação são as vidas salvas, pois essa é a missão: tentar buscar algo positivo de um acidente trágico. Mais do que um evento, é uma mensagem onde a preparação e o treinamento são fundamentais e não apostar que tudo sempre vai ocorrer bem. Estar preparado para salvar o próximo”, comentou o bicampeão do Prêmio XXL Global Big Wave Awards - o Oscar do surf de ondas grandes.

Ele reforçou que a ideia é gerar um alerta, despertar a atenção de todos para esse assunto, e que estejam preparados para um salvamento, se necessário. “Os antigos eram muito mais conectados com o instinto de sobrevivência. A geração atual pensa completamente diferente. Não estamos tentando reinventar a roda, mas lembrar como os originais, os pioneiros faziam, uma comunicação e interação entre diferentes gerações”, relatou.

O atleta da equipe Pena reuniu nomes de destaque no encontro, como os irmãos Josh e Seth Moniz e Nathan e John John Florence, Darrick Doerner, Mark Healey, Jamie Sterling e Koa Rothman. Entre os brasileiros, Yuri Soledade, Marcio Freire, Lapo Coutinho, Caio Ibelli, Diego Silva, Alessandro Costa, Cesinha Oliveira, Kona Oliveira, Keale Lemos, Juan Gomez e o fotógrafo especializado em ondas gigantes, Fred Pompermeyer.

“A corrida pela foto, pelo prêmio, pelo sucesso, muitas vezes tira o foco. E nas ondas grandes, a sintonia e respeito com o mar são fundamentais. É preciso olhar o line up de uma maneira mais ampla e não apenas naquela onda gigante que queremos. Pensar no coletivo e todo ambiente também”, argumenta Danilo Couto, que junto com o patrocínio da Pena tem os apoios de HB Sunglasses e Rhyno Foam.

Idealizado e iniciado por Danilo, o movimento tem a organização do havaiano big rider, Kohl Christensen, Liam e Jodi Wilmoot. “E o mestre Brian Keaulana, que ensina e dá as lições de água e vida. O Brian é o cara”, elogiou o surfista baiano, que teve a ideia do encontro depois de presenciar a morte do havaiano Sion Milosky em Maverick's e de remar em picos nunca explorados.

“Na mesma época, ganhei o prêmio XXL com uma onda em Jaws, o Sion estava numa fase incrível e também era um favorito ao título. Aquela perda me incomodou muito. Fiquei inquieto, batalhei para mudar algo, vi que faltava comunicação entre a galera. Falta de preparo para lidar com acidentes. Então falei com várias pessoas do meio e o fórum começou a ganhar força quando conversei com o meu amigo pessoal, Kohl Christensen, e fizemos um treinamento de massagem cardiopulmonar na garagem da sua casa, logo em seguida", lembrou Danilo.

Segundo ele, há uma onda de conscientização sobre segurança entre os big riders e um mês antes do acidente com Aldemir Calunga, em Puerto Escondido, um grupo de atletas, incluindo o próprio Danilo, se juntou para comprar equipamentos importantes para a torre dos salva-vidas, como cilindro de oxigênio e desfibrilador. Em Cortes Bank, na Califórnia/EUA, o jovem D.K. Walsh - irmão do big rider Ian Walsh - foi fundamental no resgate de Greg Long. O surfista tinha feito o treinamento de apnea e mergulho livre, também divulgado por Couto.

Carlos Burle, que fez o resgate de Maya Gabeira em Nazaré, também aprendeu a aplicar as técnicas de ressuscitação no Fórum. "Felizmente, a Maya e o Greg,que são muito bem preparados fisicamente, sobreviveram a essas situações de extremo risco, principalmente em função do preparo físico, associado a técnicas de resgate dos colegas. Mas também temos fatalidades, como o Kirk Passmore, em Alligator's. Ele não tinha o colete de flutuação e  não teve a mesma sorte", revelou Danilo.

Segundo o big rider baiano, a ideia é manter o fórum firme e forte, evoluindo de acordo com as necessidades e com a resposta dos surfistas. "Temos uma nova geração de atletas nas ondas grandes e é importante a criação de organização, de protocolos, de procedimentos básicos, de uma base a ser seguida É importante que seu parceiro nas ondas grandes esteja preparado para te salvar, se necessário", finaliza o baiano, que agora aguarda a chance de poder participar do 28º Campeonato em Memória de Eddie Aikau, onde é um dos alternates.

Para conhecer mais sobre Danilo Couto, acesse facebook.com/danilo.couto39.

PUBLICIDADE

Relacionadas

Espírito Santo ganha destaque no Prêmio Brasileiro Ocyan de Ondas Grandes com ondas pesadas e perfeitas

Grupo de surfistas fazem história ao encarar swell no Banco de Santo Antônio

Apontado como forte candidato ao prêmio do WSL Big Wave Awards, Caio Vaz fica fora da final e mostra decepção

Big rider baiano Marcio Freire encara swell de ciclone na Laje da Jagua (SC)

Márcio Viana descreve sessão histórica durante poderoso swell em Jaws

Baianos Marcio Viana e Rick Breyner encaram as ondas de Jaws, na ilha de Maui

Danilo Couto é um dos convidados para o tradicional The Eddie Aikau Big Wave Invitational

Yuri Soledade fala sobre o convite para participar do Eddie Aikau Big Wave Invitational em Waimea