
Adrenalina em Nazaré
Carlos Burle tenta recorde com esta onda e Maya Gabeira escapa da morte em Portugal
Uma segunda-feira recheada de emoções. Assim podemos definir o dia de ondas adrenalizantes em Nazaré, Portugal, que quase custou a vida da carioca Maya Gabeira e que pode dar ao pernambucano Carlos Burle um novo recorde mundial de maior onda surfada.
Clique aqui para ver o vídeo das ondas
Clique aqui para ver o vídeo do resgate
Logo cedo, big riders de diversos cantos do mundo disputavam cada morra que aparecia na praia do Norte. Na areia, uma multidão vibrava com as performances dos surfistas e com o espetáculo natural.
Depois de lutar para manter-se sobre a prancha em uma onda pesada, Maya Gabeira foi engolida pela espuma turbulenta e passou por um verdadeiro sufoco. Seu companheiro parceiro de big surf Carlos Burle teve muita dificuldade para socorrê-la e precisou da ajuda e outras pessoas para retirá-la do mar já inconsciente.
Na praia, ela recuperou os sentidos e foi levada ao hospital de Leiria, mas está livre de perigo. A atleta postou uma mensagem em sua página no Facebook e disse que sofreu uma fratura no tornozelo, mas que está tudo bem.
Depois de participar do resgate e ver que Maya não corria grandes riscos, Burle voltou para a água e encarou uma onda que chamou a atenção de muitos espectadores.
O pernambucano acredita que sua onda possa superar o recorde mundial obtido pelo havaiano Garrett MacNamara, também em Nazaré, em 2011. A onda de quase 24 metros de altura foi a maior já registrada até hoje.