Atitude no Tahiti

Danilo Couto encara bomba cascuda em Teahupoo depois de machucar o joelho nos corais


Vida de surfista de ondas grandes não é fácil. Basta uma ondulação gigante surgir nos mapas de previsão e todos os seus planos mudam imediatamente. Na última semana, o big rider baiano Danilo Couto, da equipe Pena, passou mais uma vez por essa situação.

Depois de deixar o Havaí, onde mora há 15 anos, e participar da cerimônia de premiação do XXL Global Big Wave Awards - o Oscar do surf de ondas grandes -, na Califórnia/EUA, ele veio ao Brasil para ser coroado pela terceira vez consecutiva como o melhor surfista de ondas grandes do País, durante o Prêmio Fluir / Waves, no Rio de Janeiro.

O objetivo seguinte era ir a Salvador e rever a família e os amigos, mas um swell incrível começou a ganhar força a caminho da Polinésia Francesa, mudando os seus planos.

De olho nos mapas de previsão, ele não pensou duas vezes e comprou a passagem para encarar uma ondulação brutal na temida bancada de Teahupoo, no Tahiti. Segundo ele, foram quatro dias de ondas históricas, “bombando” sem parar.

No primeiro dia, o mar ganhou força no fim da tarde e os famigerados big riders de diversos cantos do Mundo disputavam ferozmente cada rolo compressor que aparecia em Teahupoo.

"Fui engolido no fim do tubo e arremessado de joelhos no coral. A onda de trás veio ainda maior e tomei na cabeça. Era uma cena de violência de guerra: sangue e dor", lembrou Danilo, que foi parar no hospital para limpar os cortes e evitar que os corais infeccionassem a sua pele. Ele também fez exame de raio X, devido ao forte impacto no joelho, mas nada foi diagnosticado.

O big rider passou os dois dias seguintes em repouso, com muitas dores e dificuldade para caminhar. "Da varanda da casa onde costumo ficar hospedado, fiquei apreciando o espetáculo em Teahupoo: tubos enormes e ininterruptos", contou Danilo.

"Com o joelho inchado devido à forte pancada, cheio de cortes e arranhões, jamais imaginava que eu ainda teria uma nova chance de surfar. Por algum motivo, continuei pensando positivamente e aceitei ser um soldado ferido fora de combate. Vibrava e berrava ao ver aquelas ondas e os amigos com sorriso no rosto", revelou o atleta.

Danilo Couto afirmou que foi abençoado por ter amigos e uma família local que o ajudaram durante o processo de recuperação. A medicina taitiana e uma planta local foram fundamentais para que ele voltasse rapidamente para a água. "Eles aplicaram uma compressa com folhas nativas roxas amassadas. Funcionou com uma velocidade impressionante. Reforcei com um anti-inflamatório", diz o baiano.

"Quando menos esperava, dois dias depois, já estava deslizando em uma onda maravilhosa e majestosa, linda e potente. Horas antes eu estava com o pé estirado, gelo no joelho e ainda com dores. Agora, desfrutava da imensidão azul do paraíso polinésio, regado a muita adrenalina", comemorou o big rider, que junto ao patrocínio da Pena, tem os apoios de HB Sunglasses e Rhyno Foam.

Depois de cumprir mais uma missão, o surfista baiano vem ao Brasil novamente e, desta vez, vai rever a família e os amigos em sua terra natal. Porém, se uma ondulação gigante surgir em algum canto do planeta, seu destino pode mudar rapidamente.

PUBLICIDADE

Relacionadas

Espírito Santo ganha destaque no Prêmio Brasileiro Ocyan de Ondas Grandes com ondas pesadas e perfeitas

Grupo de surfistas fazem história ao encarar swell no Banco de Santo Antônio

Apontado como forte candidato ao prêmio do WSL Big Wave Awards, Caio Vaz fica fora da final e mostra decepção

Big rider baiano Marcio Freire encara swell de ciclone na Laje da Jagua (SC)

Márcio Viana descreve sessão histórica durante poderoso swell em Jaws

Baianos Marcio Viana e Rick Breyner encaram as ondas de Jaws, na ilha de Maui

Danilo Couto é um dos convidados para o tradicional The Eddie Aikau Big Wave Invitational

Yuri Soledade fala sobre o convite para participar do Eddie Aikau Big Wave Invitational em Waimea