Garrett pede pra sair

Depois de críticas da mídia, Garrett McNamara retira inscrição do XXL e alega outros motivos


No dia 28 de janeiro de 2013, Garrett McNamara pegou uma onda na costa da Nazaré, Portugal, que se tornou uma sensação na mídia instantânea.  
 
Ela foi apelidado de "onda de 100 pés" por agências de notícias em todo o mundo, incluindo ABC, CBS, Fox e CNN.
 
Na segunda-feira (4/3), McNamara retirou suas inscrições do Billabong XXL Global Big Wave Awards, maior prêmio de ondas grandes do mundo.

"Nós decidimos tirar minhas ondas de Nazaré do Billabong XXL porque eu não surfo pela Billabong e eu não saí naquele dia em busca de um recorde mundial ou para ganhar qualquer prêmio em dinheiro do XXL", disse McNamara via e-mail.  
 
"Eu estava lá porque eu vivo para as ondas grandes, é o que eu amo fazer! Não é necessário ter um painel de medida da Billabong. Já há muitos profissionais educados que medem qualquer lugar entre 60 e 110 pés".


"Garrett, por meio de sua esposa, confirmou no fim de semana que preferiu não participar do Billabong XXL Big Wave Awards este ano e eu entendo e respeito a sua decisão", diz Bill Sharp, diretor do prêmio.
 
"Garrett é um dos únicos surfistas de ondas grandes que ganharam ou foram indicados em cada categoria do XXL durante a última década, e independentemente de seu status competitivo este ano, ele, sem dúvida, continua a ser extremamente divertido ao trazer atenção considerável da mídia para o esporte"

.

Na semana passada, o site do XXL postou fotos da onda de McNamara de um ângulo diferente. Os críticos argumentavam que a onda aparentava ser menor, o que levou a uma nova onda de polêmica.

Desde então, as imagens foram removidas do local. McNamara continua sem saber qual o tamanho da onda. Aparentemente, os patrocinadores do XXL têm desempenhado um papel importante na decisão de McNamara.

"Uma das minhas principais razões para a desistência é devido ao patrocínio da Billabong XXL vir de uma empresa de álcool (Pacifico). Sinto muito fortemente que nós, como atletas, não devemos privilegiar o álcool. Estamos enviando a mensagem errada para o público", acrescenta McNamara.



McNarama chegou a lançar uma declaração sobre a onda no Youtube no último dia 28 de fevereiro. "O drop foi mais longo (do que a sua onda de 78 pés surfada no dia 11 de novembro de 2011, recorde no Guinness), mas terminou sem quebrar direito. Eu realmente não sei o quanto ela é grande, mas pareceu maior".



McNamara foi recebido com críticas semelhantes depois que ele quebrou o recorde mundial em 2011. "Nós ignoramos isso porque Garrett, ou alguém do seu grupo, afirmou isso... e isso não fica bem pra gente, porque fere o código de ética do surfista, que afirma claramente que devemos deixar nosso surf falar e apreciar qualquer reconhecimento que venha dele. Fique quieto, seja humilde. Afirme que a onda tem metade do tamanho que realmente tinha", escreveu o editor da revista Surfing, Paul Taylor, em novembro de 2011.



No passado, outros surfistas de ondas grandes, como Laird Hamilton, recusaram-se a participar do XXL por razões semelhantes (conforme documentado no livro de Susan Casey "A Onda").

Fonte Espn.com

PUBLICIDADE

Relacionadas

Espírito Santo ganha destaque no Prêmio Brasileiro Ocyan de Ondas Grandes com ondas pesadas e perfeitas

Grupo de surfistas fazem história ao encarar swell no Banco de Santo Antônio

Apontado como forte candidato ao prêmio do WSL Big Wave Awards, Caio Vaz fica fora da final e mostra decepção

Big rider baiano Marcio Freire encara swell de ciclone na Laje da Jagua (SC)

Márcio Viana descreve sessão histórica durante poderoso swell em Jaws

Baianos Marcio Viana e Rick Breyner encaram as ondas de Jaws, na ilha de Maui

Danilo Couto é um dos convidados para o tradicional The Eddie Aikau Big Wave Invitational

Yuri Soledade fala sobre o convite para participar do Eddie Aikau Big Wave Invitational em Waimea