Só nas maiores

Danilo Couto brilha nas ondulações do Hemisfério Norte e ganha força no XXL


Campeão do Billabong XXL Global Big Wave Awards em 2011, com uma "bomba" domada de forma audaciosa em Jaws, Hawaii, o baiano Danilo Couto volta a ser forte candidato ao prêmio, desta vez na categoria Biggest Wave, destinada ao atleta que surfar a maior onda da temporada. A nova onda gigante dropada foi na Irlanda, em meio a um mar congelante. 

Ele já ficou entre os cinco finalistas do prêmio em nove ocasiões. A única categoria na qual nunca brigou pela vitória foi a de wipeouts mais especulares. Em 2001, o prêmio veio na categoria Ride of the Year - onda mais impressionante do ano. 

De olho em uma ondulação pesada na Europa, Danilo embarcou para a Irlanda no dia 18 de janeiro. Os primeiros dias na Irlanda foram de muitos tubos pesados na rasa bancada de Mullaghmore, conhecida como Teahupoo europeia, devido à semelhança com as ondas do pico taitiano.

Porém, na Irlanda, as adversidades são ainda maiores. As pedras da rasa bancada formam várias bolhas e dificultam o percurso do surfista. A água congelante e o tempo frio, muitas vezes com neve e chuva, aumentam o desafio. Quando já estava na Irlanda, Danilo e seus amigos notaram que um novo swell se aproximava no fim de semana seguinte, junto com a maior tempestade dos últimos cinco anos.

Como a Irlanda seria o lugar que receberia as maiores ondas na Europa, ele optou por permanecer em Mullaghmore, mesmo com sob clima totalmente desfavorável. Já outros surfistas que chegaram para o primeiro swell não quiseram permanecer na costa irlandesa e foram embora antes da tempestade e das ondas brutais. 

A atitude corajosa de Danilo Couto, Kohl Christensen, Eric Rebiere e Alain Riou foi recompensada com uma sessão de big surf inesquecível. Depois de muita espera, ansiedade e incertezas, o swell chegou furioso. O tempo amanheceu nebuloso, com tempestade. As ondas estavam pesadas e eram as maiores já vistas naquele país. 

O vento era muito forte, as rajadas quase derrubavam os surfistas ao chão. As esquerdas tubulares estavam meio tortas, explodindo na bancada de pedra. A temperatura do ar chegava a zero grau; da água, 6 graus. "Um ambiente tão hostil, quase impossível de surfar, mas muito prazeiroso por realizar a missão e finalizar o dia com uma cerveja gelada e um caldinho de peixe fervendo, no extremo Atlântico Norte", comemora o surfista, que tem o apoio da HB.

O mesmo swell atingiu outros países da Europa, como Portugal. Em Nazaré, na praia do Norte, os havaianos Garrett McNamara e Keali Mamala desafiaram as ondas lusitanas ao lado de alguns portugueses. Uma foto de Garrett rodou o mundo através das redes sociais e criou-se uma especulação de que o havaiano teria quebrado seu próprio recorde no Guinness Book, surfando uma onda ainda maior que a de 2011, quando entrou para o livro dos recordes ao pegar uma bomba estimada em 78 pés (aproximadamente 25 metros). 

Apesar de muitos veículos da imprensa exaltarem a nova onda de Garrett, alguns especialistas em big surf contestaram o real tamanho da onda e sua participação no prêmio XXL. O conceituado jornalista norte-americano Marcus Sanders, editor do maior site especializado em surf do Mundo, escreveu que a onda cria grande volume, mas não chega a quebrar na profunda bancada.

E questionando sobre a medição de uma onda, que não quebrou, a polêmica fez com que muitos surfistas passassem a comparar as ondas de Portugal às da Irlanda. Em Mullaghmore, a pouca profundidade da água faz com que as ondas explodam sobre a rasa bancada, proporcionando extremo perigo.

O período de dezembro a janeiro foi muito especial para Danilo Couto. Antes de pegar ondas gigantescas na Irlanda, o baiano destacou-se em sessões de surf extremamente pesadas em Cortes Bank e no Hawaii.

As excelentes atuações de Danilo Couto na temporada o credenciam ainda a brigar por outros prêmios do XXL: o de melhor performance entre todos os big riders e o de maior onda surfada na remada, com uma bomba em Cortes Bank, Califórnia (EUA), bancada inóspita situada a 160 quilômetros da costa de San Diego, repleta de tubarões, pedras, correnteza e ondas consideradas verdadeiras avalanches.

O XXL distribui US$ 50 mil para o surfista que pegar a melhor onda da temporada - Ride of the Year. As outras categorias em disputa são Paddle Award (melhor onda na remada), Tube Award (maior tubo), e Girls Performance (feminino).

*Colaborou Fábio Maradei

PUBLICIDADE

Relacionadas

Espírito Santo ganha destaque no Prêmio Brasileiro Ocyan de Ondas Grandes com ondas pesadas e perfeitas

Grupo de surfistas fazem história ao encarar swell no Banco de Santo Antônio

Apontado como forte candidato ao prêmio do WSL Big Wave Awards, Caio Vaz fica fora da final e mostra decepção

Big rider baiano Marcio Freire encara swell de ciclone na Laje da Jagua (SC)

Márcio Viana descreve sessão histórica durante poderoso swell em Jaws

Baianos Marcio Viana e Rick Breyner encaram as ondas de Jaws, na ilha de Maui

Danilo Couto é um dos convidados para o tradicional The Eddie Aikau Big Wave Invitational

Yuri Soledade fala sobre o convite para participar do Eddie Aikau Big Wave Invitational em Waimea