Convite de ouro

Danilo Couto recebe convite para evento de ondas grandes


Melhor surfista de ondas grandes do mundo em 2011, o baiano Danilo Couto (O’Neill/ HB Sunglasses) foi convidado para uma competição que vem causando um verdadeiro alvoroço entre os maiores nomes do esporte.

Esta semana, ele recebeu uma caixa em sua residência anunciando a sua participação no "Red Bull Jaws, Paddle at Peahi", que será disputado nas temidas ondas de Peahi, na ilha de Maui, Havaí.

Também conhecido como Jaws, o cenário das disputas reunirá 21 atletas de alto nível, como Kelly Slater, Shane Dorian, John John Florence, Jamie O'Brien e outros nomes de peso do surf mundial. Até o momento, Danilo é o único brasileiro confirmado.

Antes de receber o convite em sua residência, em Oahu, Havaí - lugar que escolheu para morar desde 1996 -, Danilo viveu uma clima de muita expectativa.

Em vez de anunciar uma lista de convidados, a Red Bull optou por entregar uma caixa nas residências dos atletas. Aos poucos eles são conhecidos pelo público.

"Agora, sim, recebi oficialmente o convite para o evento em Jaws. Estou muito empolgado e instigado. Já imaginava que aconteceria esse campeonato, por isso venho me preparando e pensando nele nos últimos anos. O quiver de pranchas está pronto”, comemora o atleta.

“Em outubro, tivemos um primeiro swell (ondulação) com dois dias de surf em Jaws. Agora é continuar focado, treinando e esperando pelo grande dia", diz o surfista de 37 anos, que nasceu em Salvador e aprendeu a surfar na praia de Barravento.

O período de espera por grandes ondulações será de 7 de dezembro a 15 de março. A expectativa é que a competição terá grande estrutura, premiação recorde no big surf e transmissão ao vivo pela rede de televisão americana NBC.

Segundo o big rider baiano, a caixa vem um Itouch e algumas instruções a serem seguidas, bem como mensagens de confirmação e contato direto com a organização do evento.

Em 2011, Danilo Couto conquistou US$ 50 mil ao vencer o maior prêmio de ondas grandes do mundo, o Billabong XXL Global Big Wave Awards. Na ocasião, ele surfou a onda mais impressionante da temporada para faturar a categoria "Ride  of the Year" (Onda do Ano).

A montanha aquática foi domada em Jaws, mesmo lugar que sediará o "Red Bull Jaws, Paddle at Peahi", e estabeleceu um novo parâmetro entre os surfistas que encaram ondas grandes na remada, sem auxílio do jet-ski. Desde então, o palco da competição transformou-se no maior desafio para os big riders.

Segurança nas ondas grandes O "Red Bull Jaws, Paddle at Peahi" terá um forte esquema de segurança na água. Isto tem sido uma das maiores preocupações de atletas como Danilo Couto nos últimos anos.

Em 16 de março de 2011, o baiano presenciou a morte do big rider havaiano Sion Milosky nas perigosas e geladas ondas de Mavericks, Califórnia (EUA). A perda do atleta fez Danilo Couto chamar a atenção publicamente para a necessidade da evolução na segurança do surf em ondas grandes.

Idealizado pelo brasileiro, o fórum "2012 Big Wave Risk Assessment in Memory of Sion Miosky” é aguardado com muita expectativa pelos big riders. O evento acontecerá no próximo dia 30, no hotel Turtle Bay, no North Shore da ilha de Oahu, Havaí.

Além dos maiores surfistas de ondas grandes do mundo, já confirmaram presença pioneiros em resgaste aquático, como Brian Keaulana, Kai Garcia e Mel Puu, entre outros. Serão discutidos temas como técnicas, ocorrências passadas, treinamento de respiração cardiopulmonar (RCP) e técnicas de resgate com jet-ski.

Danilo Couto está muito feliz com a repercussão do fórum. "A urgência em despertar a atenção de todos para esse assunto surgiu depois de presenciar e participar intensamente de um momento como a morte de Sion e de remar em ondas inexploradas, desconhecidas. Temos uma nova geração de atletas nas ondas grandes e é importante a criação de organização, de protocolos, de procedimentos básicos, de uma base a ser seguida”, explica Couto.

“Virou uma missão pessoal dedicar isso a Sion, um grande surfista, bem preparado, mas que não teve a oportunidade de ter uma estrutura padrão para que ainda pudesse estar entre nós. É primordial que seu parceiro nas ondas grandes esteja preparado para te salvar, se necessário", conclui Danilo, que junto com os patrocínios da O’Neill e HB, conta com os apoios do shaper Jorge Vicente, Rhyno Foam e Wetworks.

PUBLICIDADE

Relacionadas

Espírito Santo ganha destaque no Prêmio Brasileiro Ocyan de Ondas Grandes com ondas pesadas e perfeitas

Grupo de surfistas fazem história ao encarar swell no Banco de Santo Antônio

Apontado como forte candidato ao prêmio do WSL Big Wave Awards, Caio Vaz fica fora da final e mostra decepção

Big rider baiano Marcio Freire encara swell de ciclone na Laje da Jagua (SC)

Márcio Viana descreve sessão histórica durante poderoso swell em Jaws

Baianos Marcio Viana e Rick Breyner encaram as ondas de Jaws, na ilha de Maui

Danilo Couto é um dos convidados para o tradicional The Eddie Aikau Big Wave Invitational

Yuri Soledade fala sobre o convite para participar do Eddie Aikau Big Wave Invitational em Waimea