
Novos baianos
Lucius Gaudenzi comenta performances de Heloy Júnior e Lapo Coutinho em Jaws
Na geração dos anos 70 e 80, estreavam no big surf das ondas do Hawaii uma galera que se atirava nas maiores da série.
Lapo Coutinho, Cly Loylie, Mauricio Abubakir, Carlos Morais, Dentinho, Manuel Fernandez, Kleber Batinga e Paulinho Magulu fundaram o bloco.
Pela primeira e única vez na história, Pipeline foi fechada para a realização de um evento “só para brasileiros”. Então, foram apelidados de "The Brazilians Nuts" pelos locais.
Daí em diante, gerações em gerações pegaram o gosto. André, que virou "Rei" depois de ter uma relação de amor com Waimea, Alfredo Villas Boas, salvando vidas e dropando morras de SUP e Tow-in, Lucius Gaudenzi em Banzai Pipe e Mauricio Abreu voando de Kite; Danilo Couto, vencedor do XXL, Yuri Soledade e Marcio Freire, pioneiros na remada em Jaws, apelidados carinhosamente pelos locais como "The Mad Dogs".
A mais nova geração chegou com tudo nesta temporada. Lapo Coutinho, 19, e Heloy Jr, 26, colocaram para baixo nos últimos swells de Waimea, Himalaia e Jaws.
Semelhança entre estes nomes? Todos com dendê no sangue e muita fome de ondas, os “Habaianos” cravam seus nomes na história do big surf mundial, com muito swing e disposição para dropar as maiores da série.
Tive o prazer de acompanhar estes novos big riders em um dia no qual mais pareciam estar indo a um parque de diversões. Eles brincaram como gente grande e sairam com o sorriso estampado no rosto!