SUP na barragem

Mel Figueiredo pratica SUP Rafting na barragem da Pedra do Cavalo (BA)


Reaberta depois de 7 anos, não poderia deixar de curtir essa adrenalina nesse lugar que sempre me fascinou.

Clique aqui para ver o vídeo

Sempre que passava pela ponte, pensava, um dia ainda desço remando essa parada. E quando vi uma reportagem falando que as comportas da barragem estavam abertas, não me contive. Fiz contato com uma galera massa da região e desci para curtir essa aventura, muito gostosa.

A barragem de Pedra do Cavalo é uma barragem do rio Paraguaçu, rio genuinamente baiano que nasce na Chapada Diamantina. A barragem fica localizada a cerca de 2 km das sedes dos municípios de Cachoeira e São Félix. A barragem tem como função principal o abastecimento de água de Salvador e RMS.

Durante três séculos – da chegada dos portugueses até o fim do século XIX – o rio Paraguaçu foi uma importante via de acesso ao Recôncavo. O rio nasce na Chapada Diamantina, corre 540 quilômetros e desemboca na Baía de Todos-os-Santos.

No seu curso, ele atravessa 60 grandes municípios, para os quais é importante hidrovia. Do ponto de vista histórico, a queda-d'água próxima à cidade de Cachoeira foi de grande importância para o transporte hidroviário. Mercadorias provindas do interior eram carregadas em navios ali – e continuavam sua viagem para a Europa através do porto de Salvador.

Desde a construção da barragem de Pedra do Cavalo, as inundações que afetavam Cachoeira e São Félix todos os anos foram reduzidas de maneira significativa. Antes da construção da barragem, muitas casas em ambas as cidades frequentemente ficavam submersas até o primeiro andar.

Além de sua importância econômica, o rio Paraguaçu e a represa no Recôncavo são pontos encantadores da paisagem. Suas margens são cobertas de mangues. Baías pitorescas e cobertas de areia ao longo do rio sinuoso formam uma moldura para imponentes prédios coloniais, que se erguem perto da água. Pescadores navegam pelas numerosas ilhotas da represa – a síntese do idílio tropical.

Se, na Europa, o rio e a represa estivessem situados perto de uma cidade como Salvador (de aproximadamente 2,5 milhões de habitantes), complexos turísticos, resorts e escolas de esportes aquáticos já teriam se estabelecido ali há muito tempo.

Mas este não é o caso e o rio Paraguaçu forma uma paisagem tropical típica do Brasil, nitidamente tranquila como há 100 ou 200 anos.
 

PUBLICIDADE

Relacionadas

Atual campeão baiano de SUP, Emerson Juba está entre os dez melhores atletas brasileiros da categoria Race Profissional

Lucas Medeiros divulga vídeo com suas performances durante a temporada havaiana

Evento gratuito de Stand Up Paddle reúne simpatizantes de 10 a 12 de fevereiro, em São Vicente (SP)

Gustavo Foerster mostra um outro ângulo das ondas do litoral norte

Surf e Stand Up Praia Para Todos transformam e inspiram no litoral sul de São Paulo

Etapa do Brasileiro e seletiva para o Mundial da ISA acontece neste sábado (5/8) em Salvador (BA)

Confira fotos e resultados da etapa do Circuito Baiano de Stand Up Paddle

Jairo Flores domina a SUP Wave na última etapa do Tablas Surf Pro em Jaguaribe