Festa em Itacimirim

Saiba como foi o primeiro dia do Bahia Eco SUP Paddle Race em Itacimirim


Atletas de vários estados da União se encontraram para disputar os R$15 mil de premiação do Bahia Eco SUP Paddle Race, evento de nível três estrelas do Super Sup Brasil Grand Prix válido, também, como segunda etapa do circuito baiano e seletiva para o mundial da International Surfing Association (ISA), que acontece em dezembro, nas Ilhas Fiji.

A competição tem disputa nas categorias Race, Race Técnico, PaddelBoard, Canoa OC1 e patrocínio da Palm Ville Eco Residencial, Vulcano Energi Drink, Yacht Clube da Bahia, Sudesb e Governo do Estado. A realização é da Associação Baiana de Stand Up em parceria com a Confederação Brasileira de Surf e Confederação Brasileira de Stand Up Paddle.

Neste sábado, aconteceram as disputas da categoria Race Profissional, Race 14 e das extras, PaddelBoard e Canoa OC1, com percurso de 9 Km, Race Amador, com 4 Km; Funrace e Junior, 2 Km; Kids, 1 Km. No domingo acotecem as provas da categoria Race Técnico que é de habilidade, num percurso de 1 Km, com ondas.

Os primeiros vencedores da categoria profissional foram o carioca Vinicius Martins, com o tempo de 59m17 seguido dos paulistas Guilherme de Souza, com 59m59 e Luiz Guida, com 1h00m50. "Tô Amarradão de ter ganhado aqui na Bahia. Sempre falo que se não fosse carioca, queria ser baiano, porque gosto muito da vibe daqui. Então, ganhar aqui, para mim, é a maior honra.  Nos últimos anos, não mandei bem nesta etapa, mas, sempre, gostei muito de vir para aqui", comentou o vencedor Vinicius Martins.

Na categoria Feminino Pro, a vencedora foi a carioca Lena Ribeiro, com o tempo de 1h6m20, seguida da baiana Barbara Brasil, com 1h6m50, e da paulista Aline Adisaka, que cravou 1h10m16. "Até que as condições do mar não estavam das piores, porque a gente pegava um bom down wimd, ondulação à favor na volta, então permitia surfar. Só que larguei muito mal, tomei umas três ondas na arrebentação, perdi muito tempo, então larguei muito atrás, tive que fazer uma prova de recuperação, que exige muito mais. Para mim, foi muito duro, tive que recuperar, porque fiquei muito atrás na largada", contou a vencedora.

Entre os baianos, o melhor desempenho foi do professor de surf, Bruno Pitanga que ficou em 13º na Pro e venceu a categoria Master com o tempo de 1h4m4. "Muito esforço, minha largada foi horrível, pisei num buraco e tive que fazer uma prova de recuperação. No final, na última volta, um adversário direto na master fez esteira e mim (colou no fundo) na boia toda e eu consegui, na última bóia, no down wind, me livrar dele, botei os bofes para fora e minha prancha é boa de onda, então consegui dar uma desgarrada", explicou Pitanga.

Outro baiano trabalhou dobrado. José Augusto, além de organizar a competição disputou a categoria Race 14', terminando com o tempo de 1h18m7 na 11ª colocação. "Cansaço demais, mas valeu à pena. Essa é uma prova que sonhava em fazer e, hoje, ela se realizou. É uma praia que frequento há muitos anos e hoje consegui trazer amigos, de outras cidades, de outros estados, para conhecer", comentou Zé Augusto.

Presente no evento, o presidente da Confederação Brasileira de Surf, Adalvo Argolo gostou do que viu em Itacimirim. "Realmente, o evento está lindo. Parabenizar, também, a Associação de Stand Up da Bahia e a Confederação Brasileria de Standa Up. Cada dia mais unindo forças para que a gente possa trazer mais eventos para a Bahia. Esse aqui é um lugar sensacional. O pessoal que veio do Sul tá encantado, falando que inverno maravilhoso, estão todos muito felizes e as provas estão sendo um espetáculo" afirmou o presidente.

Resultados

Race 12'6 Masculino

1 Vinnicius Martins (RJ) - 59m17
2 Guilherme de Souza (SP) - 59m59
3 Luiz Guida (SP) - 1h0m50
4 Eri Tenorio (RJ) - 1h1m20
5 Paulo dos Reis (SP) - 1h1m54

Race 12'6 Feminino

1 Lena Ribeiro (RJ) - 1h6m20
2 Barbara Brasil (BA) - 1h6m50
3 Aline Adisaka (SP) - 1h10m16
4 Aline Mota (SP) - 1h11m34
5 Ariani Theophilo (RJ) - 1h11m57

Race 14 Pés Masculino

1 Itamar do Carmo
2 Bruno Torquarto
3 Eduardo Carrard
4 André Luiz Barros

PUBLICIDADE

Relacionadas

Atual campeão baiano de SUP, Emerson Juba está entre os dez melhores atletas brasileiros da categoria Race Profissional

Lucas Medeiros divulga vídeo com suas performances durante a temporada havaiana

Evento gratuito de Stand Up Paddle reúne simpatizantes de 10 a 12 de fevereiro, em São Vicente (SP)

Gustavo Foerster mostra um outro ângulo das ondas do litoral norte

Surf e Stand Up Praia Para Todos transformam e inspiram no litoral sul de São Paulo

Etapa do Brasileiro e seletiva para o Mundial da ISA acontece neste sábado (5/8) em Salvador (BA)

Confira fotos e resultados da etapa do Circuito Baiano de Stand Up Paddle

Jairo Flores domina a SUP Wave na última etapa do Tablas Surf Pro em Jaguaribe