Tropa baiana

Baianos encaram a prova W2 Downwind neste sábado (22/10) em Fortaleza (CE)


Equipe baiana se prepara para o desafio nas águas do Ceará. Foto: Divulgação

 

Acontece no próximo sábado, dia 22 de outubro, uma das provas mais esperadas do ano para os atletas que amam remar no mar, o W2 Downwind Fortaleza 2016, prova com distância aproximada de 40km na modalidade do Stand Up Paddle Race, considerada por muitos atletas como a mais prazerosa e mais difícil, pois exige o uso de técnicas mais apuradas.

O Ceará é a terra dos ventos alísios que vêm da África e convergem literalmente na esquina do Brasil. Os gringos do kite já descobriram esse paraíso para o velejo há muito tempo, elegendo as praias do Cumbuco, Paracuru e Jericoacara como base de treinos para os profissionais e iniciação para os amadores.

Esta é a segunda vez que vai rolar esse evento por lá e desta vez a tropa de elite do downwind da Bahia já garantiu lugar na linha de largada no sábado. O percurso vai ser bem longo e desgastante pra quem estiver com pranchas não apropriadas e sem o domínio da técnica, mas rápido e divertido para os atletas mais experientes e com equipamento certo.

As pranchas de downwind têm um shape bastante específico, com curva de fundo e bico bem acentuadas para que no momento de entrada da ondulação a prancha entre na onda sem imbicar na ondulação mais à frente, proporcionando literalmente um surf em alto mar. Nesse movimento contínuo, é possível alcançar, por vezes, velocidades acima dos 25 km/h e distâncias de até 100 metros em apenas um glide.

A largada será no tradicional porto de Mucurípe, em Fortaleza, passando por todo o litoral de Fortaleza e Icaraí, Cumbuco, Lagoa do Cauipe, até entrar no porto de Pecém. As previsões estão perfeitas, com ventos constantes de 20 knots e rajadas de até 23 knots. Tudo indica que vai ser irado!

Os baianos que estarão nessa missão serão:

André Luis Barros - mais conhecido como Pará, patrocinado pelo Hotel Villa da Praia, Pizza do Villa e Acessoria CTS, está treinando forte com objetivo principal nessa prova no ano. Ele, que já foi vice-campeão brasileiro da categoria 14’ e campeão baiano, afirma: “Essa prova é meu foco. Estou treinando forte desde o início de agosto, quando os ventos NE iniciaram aqui em Salvador, e quero fazer meu pódio lá em Fortaleza”.

Bruno Pitanga - O rider acabou de voltar de uma das provas de SUP mais sinistras do mundo, o SUP 11 City Tour na Holanda, 220 km em cinco dias percorrendo os canais do norte holandês. Descansou apenas uma semana e voltou aos treinos com objetivo de chegar bem e se divertir na prova.

“Estou indo pra essa competição muito por saber que vai ser divertimento total. Adoro remar no mar, meus treinos são todos no mar e Fortaleza é o pico no Brasil pra esse tipo de prova. Estou relaxado, pois os treinos com os parceiros aqui em Salvador estão rolando forte, o vento NE já está dando o ar da graça desde cedo e está sendo possível remar todos os dias e colocar a prancha no pé”, diz Pitanga.

Bruno é tricampeão baiano profissional de Sup Race, atual campeão Brasileiro Master, e conta com os patrocínios da CTS, JP Australia, Winddance, Vulcano Energy Drink, Hotel Portalô, Hardsport, Glogglz Eyewear, Local Brasil, Chocolates Coroa Azul e Sora Alimentos.

Gustavo Costa - Mais conhecido pela galera do big sup, kite e race como Kombi, é atleta campeão brasileiro 2012 categoria Unlimited, big rider casca grossa e melhor supfisherman do Brasil. Detentor do recorde de peixe mais pesado pescado em um Sup, Kombi é o atleta que está melhor equipado entre os baianos. Vai competir com a Ferrari dos mares, uma SIC Maui 14’ com leme, essa prancha nada mais, nada menos, ganha tudo no Havaí. Aliado à sua experiência no oceano, Kombi é forte canditado a ser um dos primeiros a cruzar a linha de chegada entre todas as embarcações na prova. Ele conta com os parceiros Refram EPS, Abubakir Sup Boards, RCH Sports e Hardsport.

Jorge Mario Lino - Mais conhecido aqui na turma do Sup com Mariolindo, atleta veterano no Sup, já competiu em praticamente todas as etapas do Circuito Brasileiro desde sua criação em 2012. Mas quem pensa que Mariolindo por ser veterano não encara esse tipo de desafio está enganado, ele é um dos atletas mais bem dispostos a se desafiar em qualquer condição. Já foi campeão Baiano Master e vice-campeão brasileiro Grand Master algumas vezes, já realizou várias travessias de mais de 45 km pelas águas da Baia de Todos os Santos e é atleta patrocinado pelas pranchas Ratones, Remos Crespo, Granolas Tia Sonia, Marama adventures, Studio Pilates Thais Roth e CTS.

Pedro Pereira - Nosso remador músico e waterman casca grossa já viajou algumas vezes para a Meca do downwind mundial, Maui, lugar onde os ventos constantes formam ondulações e bumps perfeitos para a prática dessa modalidade. Pêpa, como é mais conhecido, também está agora viajando com bastante frequência para Fortaleza e descobriu que nós temos um mini Maui pertinho de casa, basta um vôo de 2 horas. Ele é um dos mais entusiasmados para a prova.

“Esperando que o vento bombe pra gente se divertir lá dentro. Fiz uns treinos com uma turma boa lá de Fortaleza no percurso da prova e foi show, muito vento e na direção certa. Espero que fique essa previsão até sábado”, comenta Pêpa, que conta com apoio das pranchas Abubakir Sup Boards.

A equipe está pronta e fazendo fé de que todos vão voltar com novas experiências, troféus, vídeos e fotos iradas.

PUBLICIDADE

Relacionadas

Atual campeão baiano de SUP, Emerson Juba está entre os dez melhores atletas brasileiros da categoria Race Profissional

Lucas Medeiros divulga vídeo com suas performances durante a temporada havaiana

Evento gratuito de Stand Up Paddle reúne simpatizantes de 10 a 12 de fevereiro, em São Vicente (SP)

Gustavo Foerster mostra um outro ângulo das ondas do litoral norte

Surf e Stand Up Praia Para Todos transformam e inspiram no litoral sul de São Paulo

Etapa do Brasileiro e seletiva para o Mundial da ISA acontece neste sábado (5/8) em Salvador (BA)

Confira fotos e resultados da etapa do Circuito Baiano de Stand Up Paddle

Jairo Flores domina a SUP Wave na última etapa do Tablas Surf Pro em Jaguaribe