Lapidando talentos

Baiano André Teixeira fala sobre a dedicação à carreira de treinador na Austrália


Ex-atleta profissional e radicado há 10 anos na Austrália, o baiano André Teixeira vem se dedicando à carreira de treinador na Gold Coast. Semanalmente, André promove sessões de treinamento com surfistas de níveis intermediário e avançado tanto pela sua empresa, a Hype Surf Coaching, como pelo clube Kirra Surf Riders.

Indicado, em 2012, pelo tricampeão mundial Mick Fanning para filiar-se ao clube, em 2012, André rapidamente ganhou projeção no Kirra Surf Riders. O baiano logo passou a integrar a equipe principal e disputou as principais competições australianas pelo clube.

Em 2015, durante a batalha dos surf clubs - evento com formato Tag Team -, André Teixeira teve participação fundamental na conquista do quinto lugar. Como capitão, ele ajudou o Kirra Surf Riders a eliminar times que contavam com integrantes do Championship Tour, a elite mundial.

Hoje, paralelamente ao trabalho desenvolvido no clube australiano, o baiano coordena a Hype Surf Coaching. “O trabalho de treinamento de surf é bem complexo, sendo dividido em 4 áreas: preparação física, técnica, tática e psicológica. Dependendo do nível do surfista, a preparação deve ser focada mais em uma área do que em outra. Por exemplo, jovens surfistas com nível intermediário devem focar mais na área física e técnica. Surfistas profissionais geralmente trabalham mais a área tática e psicológica, embora as áreas física e técnica não possam ser negligenciadas”.

Portanto, o treinamento de surf precisa seguir uma sequência lógica, adequando o nível do surfista às áreas que devem ser trabalhadas.

Outro detalhe muito importante é como a metodologia de ensino funciona para maximizar o desenvolvimento e evolução. “O trabalho que realizo com a Hype é baseado principalmente em video análise, e, através de um aplicativo, conseguimos fazer desenhos na tela do Ipad, facilitando bastante a visualização da técnica das manobras para correções de postura e posicionamento do corpo”.

?Nos últimos anos, durante as etapas australianas e algumas japonesas do Qualifying Series, Teixeira trabalhou com os atletas profissionais Bino Lopes e Marco Fernandez.

No ano passado, Fernandez ficou em nono lugar no Australian Open, e este ano chegou ainda mais longe, alcançando as quartas de final e finalizando em quinto lugar.

No início de 2015, André Teixeira acompanhou de perto o Top Adriano de Souza - campeão mundial naquele ano - durante a primeira etapa, em Gold Coast. “Antes do evento, fizemos bastante vídeo análises para identificar a melhor prancha para cada tipo de condição. Durante o evento, basicamente tentei ajudá-lo quanto ao posicionamento no lineup e qual onda era a melhor da série”, conta André. “Outro ponto que tentei trabalhar foi reforçar a parte psicológica, com comentários construtivos, sem enfatizar pontos negativos que pudessem prejudicar sua concentração e sua auto confiança”, continua o baiano.

Para André, foi uma experiência muito positiva. “Aprendi muito com ele vendo toda sua dedicação e determinação para alcançar seus objetivos”, finaliza o treinador.

Hoje, André busca aplicar toda a sua experiência de anos de free surf e competição para ajudar surfistas amadores e profissionais na caminhada pela evolução e por um melhor desempenho na carreira de surfista profissional.

Para conhecer melhor o trabalho de André, visite o site Hype Surf Coaching.

PUBLICIDADE

Relacionadas

Projeto Eco Garopaba promove orientações sobre reciclagem e reutilização do lixo

Escola de surfe Pacific Surf School abre vagas para instrutores brasileiros em San Diego (EUA)

Prêmio Brasileiro Ocyan de Ondas Grandes conta com disputa entre surfistas que levaram o pior caldo no País na última temporada

Bodysurfers reforçam Prêmio Brasileiro Ocyan de Ondas Grandes

Fotógrafo baiano Thiago Sampaio lança livro de fotografias Brisa Baiana

Marca baiana Blu se consolida como o protetor favorito dos esportistas no Brasil

Segunda edição do Nóisérider Festival acontece nos dias 14, 15 e 16 de outubro em Itacimirim

Praia da Tiririca vai ganhar o primeiro Centro de Treinamento de Surf do Norte-Nordeste