Encontro da criançada

MSG Kids promove aulas de surfe e conscientização ambiental na praia da Cinelândia, em Aracaju (SE)


O mar estava pequeno, mas para 40 crianças estava perfeito para praticar o surfe. Na manhã do dia 15 de janeiro de 2017, a gurizada entre 4 e 12 anos teve lições de surfe e conservação ambiental durante o MSG Kids, na praia da Cinelândia, em Aracaju.

Em sua segunda edição, o MSG Kids buscou envolver as crianças nas atividades de lazer e preservação do meio ambiente. Com o apoio do Projeto Tamar Aracaju, simulou a procura e proteção do ninho da tartaruga marinha na praia e realizou atividades no Centro de Visitantes do Tamar, onde as crianças conheceram os bastidores do oceanário, deram banho e alimentaram tartarugas, além de observar a caminhada dos filhotes ao mar. O dia ficou marcado na memória dos pequenos, que saíram dispostos a desenvolver o surf e cuidar do meio ambiente.

“Foi massa, dei camarão pra tartaruga, vi tubarão e coloquei a tartaruguinha no mar. Temos que cuidar delas e de todos os bichinhos”, disse Luca, de 4 anos.

Para a veterinária do Tamar, Rafaelle Monteiro, esses momentos de interação são importantes na formação da criança, que será tomadora de decisões no futuro.

“As crianças são a chave para mudar o futuro, precisamos ensinar e ajudá-las a desenvolver habilidades que auxiliarão na conservação, não só das tartarugas marinhas, como de todo o meio ambiente”, explica Rafaelle.

O encontro MSG Kids, organizado por Michel e Alan Messenger, proprietários da MSG Adventure, com a ajuda de surfistas voluntários, é a concretização de uma ideia de pessoas em ir além do convencional. A iniciativa de realizar o evento veio ao ensinar o filho a pegar uma onda pela primeira vez.

"Um dia compartilhei da alegria do meu filho Luca descer sua primeira onda e daí veio a ideia de reunir a criançada, para que pais e filhos pudessem compartilhar essa alegria juntos", completa Michel.

O primeiro encontro do MSG Kids aconteceu em junho de 2016, mas o trabalho de inclusão vem sendo desenvolvido desde a fundação da MSG Adventure, quando os irmãos Messenger acolheram jovens e crianças com a esperança de mostrar um caminho no esporte longe da violência e das drogas.

"O surf sempre abraçou crianças de todas as classes econômicas, independente de sexo e cor, nas comunidades onde está, nós fizemos o mesmo mostrando a elas o surf e evitando que elas fiquem na rua. Infelizmente muitos foram para o caminho errado, mas outros estão cada vez mais nas ondas e isso nos deixa contentes", falou Allan.

As crianças que participam do Projeto necessitam ter um bom rendimento escolar, respeitar os pais e os colegas, não se envolver em brigas e verem no surf um esporte que vai além de “pegar” ondas.

“Aqui a gente desenvolve a mente, o surf. Aprende a dar valor a vida e as oportunidades”, diz João Mascote, 12 anos, participante do MSG Kids.

O projeto encontrou na prática segura do surf uma forma de impactar positivamente a vida dessas crianças, mostrando a elas uma alternativa saudável de socializar e se divertir em Aracaju.

“Ao alimentar o interesse das crianças pelo surf, auxiliamos na formação de cidadãos conscientes e criamos oportunidade de revelar novos talentos para o surf sergipano, visto que esse não possui uma categoria de base. Esperamos formar não só campeões, mas cidadãos que cuidem da natureza e desenvolvam o esporte com segurança”, afirma Michel.

“A esperança é que o surf ajude essas crianças a ter disciplina, ética e siga o caminho do esporte, se tornando futuros competidores”, complementa Carlos Kiko, voluntário do projeto.

Desde o primeiro encontro do MSG Kids, os irmãos Messenger buscam novidades e apoiadores para dar continuidade ao projeto, levando também o surf para outras crianças e famílias que ainda não praticam o esporte, é uma maneira de fortalecer o cenário em Sergipe, ganhando mais adeptos e apoiadores. As próximas edições terão mais surpresas e espera-se também mais participante.

PUBLICIDADE

Relacionadas

Projeto Eco Garopaba promove orientações sobre reciclagem e reutilização do lixo

Escola de surfe Pacific Surf School abre vagas para instrutores brasileiros em San Diego (EUA)

Prêmio Brasileiro Ocyan de Ondas Grandes conta com disputa entre surfistas que levaram o pior caldo no País na última temporada

Bodysurfers reforçam Prêmio Brasileiro Ocyan de Ondas Grandes

Fotógrafo baiano Thiago Sampaio lança livro de fotografias Brisa Baiana

Marca baiana Blu se consolida como o protetor favorito dos esportistas no Brasil

Segunda edição do Nóisérider Festival acontece nos dias 14, 15 e 16 de outubro em Itacimirim

Praia da Tiririca vai ganhar o primeiro Centro de Treinamento de Surf do Norte-Nordeste