Surf Culture Festival

Tom Curren, Teco Padaratz e Ricardo Bocão são as atrações da segunda edição do Surf Culture Festival


 

Tom Curren se apresentará com sua banda no dia 5 de novembro. Foto: Divulgação

 

A Praia do Forte (BA) volta a receber entre os dias 3 e 6 de novembro, um dos principais eventos ligados a cultura surf do país. Nomes que fazem e fizeram a história do esporte no mundo estarão na famoso destino turístico do Litoral Norte baiano para compartilharem suas experiências dentro e fora d’água, e exibirem habilidades em diferentes áreas artísticas.

Entre os principais personagens do Surf Culture Festival, estará o californiano tricampeão mundial e músico Tom Curren, o bicampeão do circuito mundial de acesso Teco Padaratz e a lenda viva carioca Ricardo Bocão.

Durante quatro dias, ruas, espaços culturais, praias e lojas da Praia do Forte, no município de Mata de São João, serão invadidos por exposições de artes e de pranchas, museus, cinema, música, workshops e debates, apresentações e clínicas de surf. Será uma programação intensa, que fará o vilarejo respirar a cultura surf por todos os cantos.

“Ousamos trazer um evento inédito para o Nordeste no ano passado e deu muito certo. O Surf Culture Festival oferece aos apaixonados pelo esporte e ao público em geral a possibilidade de conhecerem a história do esporte no Brasil e no mundo, por uma perspectiva muito peculiar”, explica o idealizador e produtor de evento Ivan Lopes, da Warung Ideias.

“Todos estão convidados a sentir de perto a verdadeira essência deste esporte e estilo de vida tão fantástico”, intima Lopes.

Curren pela primeira vez - Um dos principais ícones do surf internacional de todos os tempos, o americano Tom Curren, 52 anos, quebrou a hegemonia dos australianos no circuito mundial em 1985, ao se tornar o primeiro americano campeão do mundo. Considerado o mestre do estilo, por revolucionar a plasticidade dos movimentos de surfar, Curren é conhecido também por ser a grande fonte de inspiração do 11 vezes campeão do mundo Kelly Slater.

Tom Curren participará de sessão de autógrafos, debate, palestra, clínica de surf e fará apresentação musical no surf Culture Festival. Multi-instrumentista desde os 15 anos de idade, o surfista faz suas experimentações musicais na bateria, no baixo, na guitarra, além de cantar e de compor. O público da Praia do Forte poderá conferir toda a virtuosidade musical do tricampeão mundial de surf na noite do dia 5 de novembro (sábado), no Coreto da Vila.

Outro astro do surf que flutua muito bem nas ondas musicais é o catarinense Teco Padaratz, 45 anos. Um dos surfistas brasileiros mais influentes de todos os tempos, pioneiro no circuito mundial e bicampeão do circuito de acesso (1992 e 1999), Padaratz é baterista da banda 5’11, que se apresenta no mesma noite do dia 5, também no coreto da vila.

Teco Padaratz faz show com sua banda 5,11 no Surf Culture Festival. Foto: Arquivo pessoal

 

Padaratz participa também de mesa redonda, apresentação de surf e dará autógrafos na exibição do filme Cutback, no dia 4, às 19h, no Auditório do Instituto Baleia Jubarte. O documentário dirigido por Alex Miranda, traz uma visão geral sobre a história do surf no Brasil, através da trajetória, das vitórias, dos dramas e das derrotas de Teco Padaratz.

Ricardo Bocão marca presença mais uma vez na Praia do Forte. Foto: Rodrigo Brandassi

 

Bocão volta à Praia do Forte - Ricardo Bocão, 62 anos, é o único entre as três principais atrações do Surf Culture Festival que participa do evento pela segunda vez. Surfista de ondas grandes, fundador do canal de esportes radicais Woohoo, documentarista e comunicador, Bocão é membro de uma das primeiras gerações de surfistas do Rio de Janeiro. Foi um dos pioneiros também da fabricação de pranchas e nas viagens de brasileiros para o Havaii.
Com um vasto conhecimento sobre o esporte, uma ampla bagagem cultural e inteligência, Bocão é um figura que eleva, e muito, o nível dos debates sobre a cultura ligada ao surf. Ele vai compartilhar de todo conhecimento nas mesas redondas e palestra.

Papo com os shapers baianos – Um dos momentos mais aguardados pelos surfistas é o debate entre os shapers (fabricantes de pranchas) baianos. Os experientes Maurício Abubakir, Hilton Issa, Samir Silva, Manuel Leite e Eduardo Radar dialogarão entre si e com os espectadores sobre técnicas de fabricação, suas trajetórias, entre outros temas. O encontro acontecerá no primeiro dia do evento (3), no Auditório do Instituto Baleia Jubarte.

O Surf Culture Festival é uma realização da Warung Ideias e tem patrocínio do Governo do Estado da Bahia, Rip Curl, Liquidtrips, Usina Digital, Blue Coast, e Corona Extra.

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

03/11/2016 – QUINTA FEIRA
18:00 – APRESENTAÇÃO DE FILME DE SURF “SEARCHING FOR TOM CURREN
19:30 – PALESTRA DENOMINADA “EU QUERO SURFAR EM PRAIAS LIMPAS! A RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DOS SURFISTAS” PALESTRANTE: CARLAS CIRCENIS – BIÓLOGA E SURFISTA
20:00– MESA DE DEBATE COM SHAPERS BAIANOS: MAURICIO ABUBAKIR, HILTON ISSA, SAMIR SILVA, MANOEL LEITE EDUARDO RADAR
21:30 – HOMENAGENS ÀS PESSOAS QUE FAZEM PELO SURF DA PRAIA DO FORTE
21:45- SORTEIO DE BRINDES E PRANCHAS DE SURF PARA A COMUNIDADE LOCAL
22:00 – COQUETEL DE ABERTURA DO EVENTO COM SHOW DA BANDA UTOPIA CELESTE

04/11/2016 – SEXTA FEIRA
19:00 – APRESENTAÇÃO DO FILME DE SURF “CUTBACK” DE TECO PADARATZ-  BALEIA JUBARTE
20:30 – APRESENTAÇÃO DA AGÊNCIA LIQUID TRIPS- VIAGENS DE SONHO- BALEIA JUBARTE
20:45 – MESA DE DEBATE COM SURFISTAS RICARDO BOCÃO, BRUNO BOCAYUVA E TECO PADARATZ- BALEIA JUBARTE
22:00 – NOITE DE AUTÓGRAFOS COM O TRICAMPEÃO MUNDIAL DE SURF TOM CURREN, TECO PADARATZ E RICARDO BOCÃO
22:30 – SHOW DAS BANDAS A FEIRA E SUSPEITOS DO ROCK NO CORETO DA VLA DA PRAIA DO FORTE

05/11/2016 – SÁBADO
10:00 – CLINICA DE SURF COM TOM CURREN NA PRAIA DO LORD
10:30 – BATERIA DE APRESENTAÇÃO COM OS SURFISTAS TOM CURREN, TECO PADARATZ , MANDINHO E CRISTIANO SPIRRO
18:00 – FILME DE SURF – BIOGRAFIA DE TOM CURREN E KELLY SLATER NO INSTITUTO BALEIA JUBARTE
19:30 – PALESTRA COM BRUNO LAGE DA USINA DIGITAL – “MIDIAS SOCIAIS E O SURF”
19:45 – CRAVANDO A BORDA, PROGRAMA DE ENTREVISTA DO WOOHOO, COM TOM CURREN E TECO PADARATZ , NO INSTITUTO BALEIA JUBARTE
21: 30 – APRESENTAÇÃO DE CAPOEIRA COM MESTRE KIKO.
22:00 – SHOW COM TECO PADARATZ E BANDA 5`11” NO CORETO DA VILA
23:30 – SHOW COM TOM CURREN NO CORETO DA VILA


06/11/2016 – DOMINGO
10:00 – CLINICA DE SURF NA PRAIA DO LORD


*Simultaneamente à programação, várias outras atividades estarão acontecendo:

- EXPOSIÇÃO DE PRANCHAS E OBRAS DE ARTE DO SURF
SOLTURA DE TARTARUGAS MARINHAS NO PROJETO TAMAR
PAINEL COM ARTE LIGADA AO SURF PARA SELFIES
DJ’S ESPALHADOS POR VÁRIOS PONTOS DA VILA
COLETIVA DE IMPRENSA COM TOM CURREN , TECO PADARATZ E RICARDO

PUBLICIDADE

Relacionadas

Projeto Eco Garopaba promove orientações sobre reciclagem e reutilização do lixo

Escola de surfe Pacific Surf School abre vagas para instrutores brasileiros em San Diego (EUA)

Prêmio Brasileiro Ocyan de Ondas Grandes conta com disputa entre surfistas que levaram o pior caldo no País na última temporada

Bodysurfers reforçam Prêmio Brasileiro Ocyan de Ondas Grandes

Fotógrafo baiano Thiago Sampaio lança livro de fotografias Brisa Baiana

Marca baiana Blu se consolida como o protetor favorito dos esportistas no Brasil

Segunda edição do Nóisérider Festival acontece nos dias 14, 15 e 16 de outubro em Itacimirim

Praia da Tiririca vai ganhar o primeiro Centro de Treinamento de Surf do Norte-Nordeste