Apoio pelo surf

Agência Information Planet faz doações e presta apoio ao Ponto Cultural do Diogo


No final do ano passado recebi aqui na empresa que represento em Salvador um projeto para colocar em prática. Tratava-se de uma “confraternizAÇÃO”, onde cada praça que a empresa possui escritório em território nacional deveria escolher uma instituição beneficente ou cultural, para realizar doações de Natal e implantar em 2010 um apoio regular de doações de acordo com a possibilidade em caixa de cada uma das filiais.

Pois bem, comecei a procurar a tal instituição que apoiaríamos e, por indicação do próprio staff do SurfBahia, encontramos o Ponto Cultural do Diogo, onde funciona o escritório das associações Onda Verde, Capitães de Areia e da Escolinha de Surf “Amigos de Jóia”.

A presença de uma escolinha de surf fez com que eu me interessasse na hora em apoiar a instituição. Ao buscar mais informações e saber ainda que a integração da escolinha com projetos de cidadania, cursos de idioma, formação de profissionais de salvamento aquático e muitas outras atividades direcionadas a comunidade, fizeram mais ainda com que eu acreditasse que essa ajuda poderia ser realmente útil e linkar minha vida profissional com a pessoal, já que o surf faz parte da minha vida desde criança.
 
O esporte tem sido ao longo dos anos uma forma de alienar o povo aqui no Brasil. Quem manja só um pouquinho de história, política e sociologia, sabe que essa estratégia de alienação através do esporte é uma das ferramentas para tirar a atenção da população de problemas graves como a falta de educação e da miséria. Mas não vem ao caso entrarmos em detalhes nesse momento.

O que quero explicitar é que, nesse projeto desenvolvido na comunidade do Diogo, o esporte é utilizado para integrar e ajudar na formação de indivíduos mais reflexivos, conscientes da realidade e, é claro, perto de uma prática de vida muito saudável que é o surf.

Outro ponto interessante é que não é só para surfistas que os projetos são direcionados, pelo contrário, a comunidade toda tem como participar e usufruir dos benefícios por eles apresentados.

O cabeça disso tudo é Jocimar Moura, um sujeito que se destacou pelo seu interesse e inteligência natural. O cara sabe muito e faz de tudo um pouco, é pesquisador, juiz de surf, músico, professor, etc. Apesar de desenvolver a maioria de suas habilidades como um autodidata, recebe conhecimento constante em seus intercâmbios que faz pelo Brasil afora. Cinco minutos de conversa com Moura e você percebe que está falando com um guerreiro vencedor.

O projeto já teve seus áureos tempos, quando recebia verba da ONG Global Garbage e, após uma série de problemas e desencontros políticos e administrativos do poder público e instituições da região, acabaram por perder o ‘apadrinhamento’ da ONG e hoje vivem de doações de empresários locais e pessoas que acreditam no trabalho ali desenvolvido.

Vale ressaltar que aquele pedaço de terra é um dos poucos que ainda não fora vendido para empresários estrangeiros do setor hoteleiro. Pois, se você ainda não sabe, o litoral norte da Bahia está condenado a ser uma sequência de resorts de luxo com entradas privativas, destruição da mata atlântica, exploração de mão de obra local, construção de marinas e muitas outras coisas que (muito provavelmente) irão afetar diretamente alguns picos de surf que você freqüenta.

Então, se você, que se diz colaborador com a preservação das praias, todo de bem com a natureza, consciente de seu papel na sociedade e quer realmente colocar a mão na massa pra ajudar de alguma forma, claro, comece por você mesmo e, depois disso, procure uma instituição como o Projeto Onda Verde e saiba como ajudar.
PUBLICIDADE

Relacionadas

Projeto Eco Garopaba promove orientações sobre reciclagem e reutilização do lixo

Escola de surfe Pacific Surf School abre vagas para instrutores brasileiros em San Diego (EUA)

Prêmio Brasileiro Ocyan de Ondas Grandes conta com disputa entre surfistas que levaram o pior caldo no País na última temporada

Bodysurfers reforçam Prêmio Brasileiro Ocyan de Ondas Grandes

Fotógrafo baiano Thiago Sampaio lança livro de fotografias Brisa Baiana

Marca baiana Blu se consolida como o protetor favorito dos esportistas no Brasil

Segunda edição do Nóisérider Festival acontece nos dias 14, 15 e 16 de outubro em Itacimirim

Praia da Tiririca vai ganhar o primeiro Centro de Treinamento de Surf do Norte-Nordeste