Em defesa da cidade

Evento promove debates contra o desmatamento de áreas verdes em Salvador


No próximo domingo, dia 21 de agosto, às 10 horas da manhã, será realizado um grande evento no Parque de Pituaçu com as meninas do Surf Feminino de Salvador, em parceria com os Guardiões do Vale Encantado e do Parque Pituaçu.

Este evento estará apoiando o não desmatamento e a preservação das áreas verdes de Salvador. O evento trará feira de trocas (bazar), partilha de alimentos, apresentações circenses (tecido acrobático e teatro), caminhada ecológica, exposições e discursos de biólogos, permacultores e ambientalistas com embasamento teórico a respeito da importância da existência desses ambientes de Mata Atlântica na nossa cidade.

"Nossa cidade está correndo um grande perigo de perder duas de suas áreas mais importantes de Mata Atlântica ainda existentes. O Vale Encantado, localizado no bairro de Piatã e o Parque Pituaçu, localizado no bairro de Pituaçu. Com o novo plano PDDU da cidade, políticos e construtoras conseguiram que o projeto de construir a Av. Atlântica fosse assinado e aprovado. Avenida esta, que irá destruir todo o Vale Encantado e o Parque Pituaçu", diz Carol Cavalcanti, uma das entusiastas da iniciativa.

O Vale Encantado possui Um milhão de metros quadrados e é composto por onze nascentes de água potável e o Rio Passa Vaca, além de espécies de animais silvestres, sendo alguns em extinção, como o macaco prego, o ouriço caxeiro preto, o tiê sangue (espécie de pássaro), a preguiça  de coleira, dentre outras espécies, assim como uma grande diversidade de plantas e árvores, como a pindoba, que também está em grande risco de extinção.

O Parque Pituaçu possui uma grande área de vegetação nativa e o Lago Pituaçu, duas grandes áreas que servem de estudo para pesquisadores de Universidades e que ajudam a preservar um clima agradável na nossa cidade.

"Não precisamos de mais prédios que geram resíduos e esgotos que desembocam no mar e sujam nossas praias.
Precisamos despertar e diminuir o nosso consumo, perceber que somos parte da natureza. Será que queremos ver esse futuro para os nossos filhos e as nossas crianças?", conclui Carol.

PUBLICIDADE

Relacionadas

O geólogo Eduardo Grissolia explica sobre o impacto das obras na orla de Stella Maris e região

Alexandre Piza e Debora Ortiz discutem a importância da conservação dos recursos naturais do nosso litoral

Moradores denunciam ocupação desordenada em terreno em frente a Prainha do Backdoor de Olivença

Grupo de moradores e frequentadores de Stella Maris se reúne em prol de melhorias para o local

Grupo de orcas surpreende embarcação com pescadores em praia próxima a Itacimirim

Churrasco inusitado na praia de Amaralina vira polêmica depois de grupo ficar ilhado na maré cheia

Enquanto as discussões sobre o avanço da maré em Ilhéus tomam conta das redes sociais, a Praia do Norte pede socorro

Avanço da maré volta a provocar prejuízos e destruição na praia do Norte, em Ilhéus