Alerta na Pituba

Moradores do bairro questionam obra de requalificação na praia da Pituba


Uma obra de requalificação na orla marítima da Pituba vem sendo questionada por alguns moradores da região.

De acordo com Carlos Eduardo Maia, o trecho da praia que fica próxima à Praça Wilson Lins - onde existia o Clube Português - vem sofrendo inúmeras intervenções por conta da obra de construção do projeto denominado "Arena Aquática de Salvador".

"Através do depósito de inúmeros caminhões de areia, os responsáveis pela obra vêm tentando a todo custo alargar e aumentar a faixa de areia da praia. Entretanto, esta ação tem resultado no soterramento dos corais, pedras e demais seres vivos do ecossistema local", disse Carlos Eduardo.

"É inadmissível a continuidade desta obra da forma que a mesma vem sendo conduzida. Além de impactar direta e negativamente na vida de dezenas de famílias de pescadores, que sobrevivem e tiram seu sustento da atividade de pesca no local, a conduta dos responsáveis pela obra evidencia a eminência de uma nova tragédia com proporções ainda maiores. Durante os períodos de maior amplitude das marés, o mar avançará sobre parte da obra, resultando em prejuízos financeiros com a destruição do que está sendo construído com dinheiro público, bem como de um impacto ambiental ainda maior para o ecossistema local", finalizou o morador.

Procurada pelo SurfBahia, a Prefeitura Municipal de Salvador negou que o projeto pudesse trazer algum prejuízo ao meio ambiente. "A Superintendência de Obras Públicas (Sucop) da Prefeitura explica que a obra de requalificação que está realizando na Praça Wilson Lins, na Pituba, não vai trazer qualquer prejuízo para o ecossistema. Isso considerando que está fazendo apenas uma contenção em alvenaria de pedra, para evitar que a água do mar invada a praça, a calçada e a pista de rolamento. E a Piscina Olímpica está sendo instalada no mesmo local da piscina do antigo Clube Português", informou a Prefeitura.

PUBLICIDADE

Relacionadas

O geólogo Eduardo Grissolia explica sobre o impacto das obras na orla de Stella Maris e região

Alexandre Piza e Debora Ortiz discutem a importância da conservação dos recursos naturais do nosso litoral

Moradores denunciam ocupação desordenada em terreno em frente a Prainha do Backdoor de Olivença

Grupo de moradores e frequentadores de Stella Maris se reúne em prol de melhorias para o local

Grupo de orcas surpreende embarcação com pescadores em praia próxima a Itacimirim

Churrasco inusitado na praia de Amaralina vira polêmica depois de grupo ficar ilhado na maré cheia

Enquanto as discussões sobre o avanço da maré em Ilhéus tomam conta das redes sociais, a Praia do Norte pede socorro

Avanço da maré volta a provocar prejuízos e destruição na praia do Norte, em Ilhéus