Conscientização mundial

Confira as fotos do Dia Mundial de Limpeza em Rios e Praias em Vilas do Atlântico


O evento mobiliza anualmente mais de 35 milhões de pessoas ao redor do mundo para a causa ambiental e as mudanças de atitude. No Brasil, o Clean Up the World é celebrado como o Dia Mundial da Limpeza em Rios e Praias, ocorrendo sobretudo com o fim da primavera.

Por isso, a Associação Praia do Surf (APS) realizou, juntamente com a Associação de Surf da Praia de Ipitanga (ASPI), uma ação que visou conscientizar as pessoas sobre a importância da limpeza das praias como meio de manter a qualidade de vida e preservar a fauna marinha.

A APS, atenta à atual situação de vulnerabilidade do Rio Sapato e da faixa litorânea de Vilas do Atlântico e seu entorno, chama a atenção da obra de reversão da drenagem da Lagoa da Base para o rio Sapato, que foi novamente autorizada pela prefeitura de Lauro de Freitas no final de fevereiro de 2016. A proposta é drenar a água pluvial daquela região em direção ao rio Sapato. As entidades representativas dos moradores de Vilas do Atlântico não concordam com a obra, tendo em vista a proposta de se despejar a água pluvial no rio Sapato e nas praias. Mesmo o esgoto doméstico não tratado que corre na região da Lagoa da Base iria desembocar no rio Sapato, gerando transtornos à população e mais poluição.

A obra trata da canalização das águas da Lagoa da Base – que fica próxima ao Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães – para o Rio Sapato, este que corta Vilas do Atlântico.  O Rio Sapato não tem capacidade para aumentar sua vazão, já que, atualmente, transborda nas épocas de chuva. Assim, a canalização das águas da Lagoa da Base deixará o rio ainda mais poluído.

Essa questão foi entregue ao Ministério Público (MP), que abriu inquérito civil para apurar a legalidade da obra – e que o Termo de Acordo e Compromisso (TAC) proposto não passou pela aprovação da promotoria – “que deveria, no mínimo, ser parte desse acordo”. Além disso, o MP ainda não recebeu a documentação que havia sido requisitada quando foi recomendada a paralisação das obras, em outubro de 2015.

PUBLICIDADE

Relacionadas

O geólogo Eduardo Grissolia explica sobre o impacto das obras na orla de Stella Maris e região

Alexandre Piza e Debora Ortiz discutem a importância da conservação dos recursos naturais do nosso litoral

Moradores denunciam ocupação desordenada em terreno em frente a Prainha do Backdoor de Olivença

Grupo de moradores e frequentadores de Stella Maris se reúne em prol de melhorias para o local

Grupo de orcas surpreende embarcação com pescadores em praia próxima a Itacimirim

Churrasco inusitado na praia de Amaralina vira polêmica depois de grupo ficar ilhado na maré cheia

Enquanto as discussões sobre o avanço da maré em Ilhéus tomam conta das redes sociais, a Praia do Norte pede socorro

Avanço da maré volta a provocar prejuízos e destruição na praia do Norte, em Ilhéus