Mutirão em Ipitanga

Associação de Surf da Praia de Ipitanga promove mutirão de limpeza no dia 25 de setembro


A Associação de Surf da Praia de Ipitanga em parceria com a Associação Praia do Surf realizam, no dia 25 de setembro, o seu tradicional Mutirão de Limpeza da Praia de Ipitanga
 
Criada em 2005, a Associação de Surf da Praia de Ipitanga (ASPI) realiza desde a sua fundação sempre no mês de Setembro um trabalho de Educação Ambiental através de um mutirão de limpeza no Dia Internacional de Limpeza de Praias, que ocorre simultaneamente em diversas praias pelo mundo.

No último domingo (18), a ASPI e APS promoveram na Praça Martiniano Maia, ao lado do Quiosque do Índio, no Centro Lauro de Freiras, a troca de 2 quilos de alimentos não perecível por uma camisa do Mutirão de Limpeza da Praia de Ipitanga.

Nestes dez anos de Mutirão já foram recolhidos aproximadamente 4,5 toneladas de todos os tipos de lixo, em cerca de 4 km de praia, tendo como origem de partida o Hotel Mamelucos e chegada no Barzinho Ipitanga, na antiga barraca de Cota. Todo ano, cerca de 100 voluntários abraçam a causa, doam alimentos para entidades carente de Lauro de Freitas e conscientizam os banhistas com informações através de faixas e megafones.

Para participar basta doar 2 quilos de alimentos não perecíveis para ter acesso ao kit composto por uma camisa alusiva ao evento, sacos de lixo, luvas descartáveis, além de água durante o trajeto e um Buffet de frutas no final da caminhada.

Os alimentos serão doados à comunidades carentes da Lagoa dos Patos, Chafaris, Vila Mar, Vila Praiana, e para as entidades Creche Casa do Sol, Creche Casulo Vovó Ana, Centro Espirita Mensageiro do Amor e Casa de Repouso ACABEM.

A iniciativa do mutirão e de surfistas e moradores do bairro. "São pessoas interessadas em contribuir de forma ativa com a manutenção do ecossistema local, visando a melhoria da qualidade de vida e a formação de uma consciência ecológica voltada para um desenvolvimento sustentável", revela Gutemberg Palumbo, vice presidente da ASPI.

Segundo o presidente da ASPI, Giorgio Mattos, além da importância social com a distribuição de cerca de 300 quilos de alimento arrecadados, o Mutirão contribui para a redução de muitos impactos ambientais causados pelos resíduos recolhidos. Sejam eles sólidos ou líquidos, os resíduos deixados, tanto pelos banhistas quanto por pescadores, residências e indústrias causam dano irreverssíveis em aves, peixes, baleias e tartarugas marinhas, que os confundem com alimento e terminam morrendo muitas vezes asfixiados com sacos plásticos, copos descartáveis e outros tipos de lixo.

Em uma simples caminhada ao longo da Praia de Ipitanga é possível encontrar diversos objetos descartados pelos próprios banhistas, incluindo também lixos que vêm de outros destinos próximos e até outros países como sacos plásticos, garrafas pet, filtros de cigarro, facas e garfos plásticos, embalagens de protetores solar, bronzeadores e muitos outros lixos “exóticos”.

"Ações voltadas principalmente a Educação Ambiental são de extrema importância para a conscientização da população local, dos turistas e visitantes e revelam-se ferramentas indispensáveis e eficazes na manutenção de um ecossistema ecologicamente equilibrado que é direito e dever de todos", completa o presidente.

PUBLICIDADE

Relacionadas

O geólogo Eduardo Grissolia explica sobre o impacto das obras na orla de Stella Maris e região

Alexandre Piza e Debora Ortiz discutem a importância da conservação dos recursos naturais do nosso litoral

Moradores denunciam ocupação desordenada em terreno em frente a Prainha do Backdoor de Olivença

Grupo de moradores e frequentadores de Stella Maris se reúne em prol de melhorias para o local

Grupo de orcas surpreende embarcação com pescadores em praia próxima a Itacimirim

Churrasco inusitado na praia de Amaralina vira polêmica depois de grupo ficar ilhado na maré cheia

Enquanto as discussões sobre o avanço da maré em Ilhéus tomam conta das redes sociais, a Praia do Norte pede socorro

Avanço da maré volta a provocar prejuízos e destruição na praia do Norte, em Ilhéus