De Barcelona às Maldivas

Baiano Marcelo Magalhães e amigos saem da Europa rumo às Maldivas


Desde que mudei para Barcelona, surfar tem sido sempre uma mistura de logística com feriados, pedidos de folga combinados com o swell e disponibilidade de carro para ir. E já descontente com essa situação, comecei a planejar minha viagem dos sonhos com outro amigo que vive na Europa. Fissurados que somos, o planejamento não demorou dois dias e já tínhamos comprado os voos e a hospedagem para o paraíso das Maldivas.

Maldivas é uma viagem que, vivendo no Brasil, é necessário muito planejamento financeiro para ir. O voo é caro, a hospedagem é cara, e essa é uma das vantagens de estar morando na Europa: tudo se torna mais barato e compatível, pois ganhamos em euros e estamos mais perto (voos mais baratos).

Iniciamos o treinamento ao qual eu chamei de “treinamento de fora d’água“, e esperamos ansiosamente para a ondulação da semana da viagem ficar disponível nos sites de previsões. Enquanto isso, fomos acompanhando as ondulações que chegavam, mas eu nunca me interessava em olhar fotos e vídeos, pois sempre eram como “1 metro, 10 segundos“ ou “0.8m 12 segundos”. Até que um dia comecei a seguir algumas páginas locais das Maldivas, e vi uma onda enorme com a legenda “On fire today”. Corri para ver o que o site de previsão informava, e lá dizia “0.9, 12 segundos”. Logo perguntei a João, que já esteve na Maldivas e estava indo outra vez comigo: Não é possível... Como essa ondulação tão pequena pode ter 3 metros de frente? E ele me disse: Amigo, esqueça tamanho, foque no período. Nas Maldivas é assim.

Maroleiro que sou (risos), comecei a ficar preocupado. Duas pranchas 5’8 no quiver, somente um leash, pranchas ainda com parafina de água fria e só dois jogos de quilha. E então a tão esperada semana ficou disponível no site de previsão, e para nossa felicidade e/ou desespero, marcava 2 segundos a mais de período e meio metro maior do que a foto que eu havia visto, e só baixava no último dia da viagem... para ficar igual ao dia da foto (que já tinha dado caruara só de olhar!)

Por um momento achei que a viagem seria frustrada. Bastante dinheiro investido para não ter surf suficiente. É complicado chegar em um pico em que nunca surfei, sem surfar há quase 2 meses, e encontrar ondas grandes de cara. Diante essa situação, meu amigo Caio Neves me disse: “Relaxe, grande e perfeito é de boa, difícil é beach break com 10km de remada e 32 arrebentações“. E João, já adrenalizado, mandando 100 fotos por segundo do que já rolava por lá com a chegada do swell, me dizia: “Relaxe, depois da primeira vaca tudo fica tranquilo”.

Finalmente chegamos nas Maldivas, mas minhas pranchas não. Viriam no voo da tarde (já era uma desculpa para puxar o bico). Pegamos o barco que nos levou até a ilha de Thulusdhoo, onde se encontra a onda de Cokes e o surf camp onde ficamos hospedado. Durante o caminho a Cokes, passamos por quase todas as ondas do norte de Maldivas, e as ondas, por trás, tinham o tamanho que eu gostaria que tivesse de frente pelo menos para esquentar, mas enfim, perfeito e grande é “de boa”! Desembarcamos na ilha e seguimos pro surf camp, que fica em frente à onda de Cokes.

Água cristalina, ondas enormes entrando na bancada de Cokes, e a cada 20 minutos uma prancha quebrada aparecia na areia. Mas logo saberia que o Caio e o João tinham razão! Arrumamos as pranchas, João me emprestou sua prancha predileta (que amigo!) e pegamos um barco para uma das direitas perfeitas da ilha. Cansados da viagem, o surf não rendeu muito, mas deu para sentir o potencial.

A onda é tão perfeita que faz esquecer que está grande, e depois da primeira vaca, tudo fica mais tranquilo. O swell só aumentava e boatos de que surfistas do WSL estavam chegando para o swell não paravam de rolar. Avistamos um barco encostando com uma bandeira de uma marca grande de surf e já arregalamos os olhos para ver quem estava por vir.

Chegava Sally Fitzgibbons, e logo teríamos o prazer de surfar com uma top 5 do circuito mundial, e realmente foi um show de surf.

O primeiro encontro com a top foi no pico de Jails, onde ela surfava 8 pés de onda com um estilo e fluidez de se admirar muito, e sempre com um sorriso no rosto. Mas, nesse dia, tive a certeza de que perrengue todo mundo passa, do mais iniciante aos Tops! As séries varriam todos, a cada 30 minutos de surf se conseguia ver um lineup totalmente vazio e pelo menos uma prancha indo embora.

A energia do lugar é inexplicável. Em meio a golfinhos, raias, peixes voadores e muito atum, todos são iguais, (ou igualmente tensos esperando a série), todos buscando a sua onda perfeita. Certamente voltarei mais vezes, e terei mais histórias pra contar.

PUBLICIDADE

Relacionadas

Gabriel Leal embarca para as ondas de sonho em Sumbawa

Angelo, Nathan e Léo Hereda em um dia de free surf nas praias do Rio de Janeiro

Gabriel Leal continua sua saga de aventura na Indonésia

Depois de um mês em Nias, Gabriel Leal parte para surf trip em Mentawaii

Gabriel Leal curte temporada nas ondas da Indonésia com a família

Fotógrafo Orlando Rodrigues registra swell com show de tubos no litoral norte

Baiano Marinho Parafina curte dias de sonho nas ondas das ilhas Maldivas

Amigos baianos curtem surf trip para as longas e perfeitas direitas de El Salvador