Paraíso das direitas

Armando Daltro se diverte com os alunos nos picos de El Salvador


Já fazia alguns anos que o amigo Júlio Boaventura me convidava para conhecer o paraíso das direitas da América Central. Seu entusiasmo falando deixava claro que o local possuía ondas perfeitas e constantes durante quase o ano inteiro. Minha única dúvida era se a trip iria contemplar meus alunos e amigos com um nível de surf entre iniciante e intermediário, mas Júlio deixou claro: "Tem canal, você entra de cabelo seco”. Essa foi a maior pegadinha da trip (risos).

Das praias visitadas, apenas o pico de Sunzal é acessível sem molhar o cabelo, mas existe a possibilidade de se fretar um barco e acessar os picos de Las Flores e Punta Mango sem precisar varar a arrebentação.

No início de outubro de 2016, decidi que iríamos para El Salvador e iniciei o meu trabalho de pesquisa de passagens, local de hospedagem, points de surf e custos da viagem. Depois de colhida todas as informações, decidi que viajaríamos em maio de 2017 e ficaríamos 5 noites em Punta Mango e as duas últimas em Sunzal, na região de La Libertad.

O grupo foi formado por alunos e amigos da AD Surf, num total de 16 pessoas, mais a família do grande incentivador Júlio, que foi o nosso anfitrião durante toda a viagem.

Depois de uma noite e mais meio dia de viagem, finalmente desembarcamos em El Salvador. Pegamos uma Van e viajamos por mais três horas até chegar à região de Punta Mango, onde fomos presenteados com um visual maravilhoso da costa sul salvadorenha, quase 100% virgem, com um belíssimo pôr do sol.

No dia seguinte, acordamos às 4:30h da manhã e fomos andando para o pico de Punta Mango. Para a nossa surpresa, ondas de 6 a 8 pés na série quebrando sem parar. No inside, as ondas ficam menores, mas dificultam a entrada dos menos preparados, principalmente de quem ainda não executa o "golfinho" ou "tartaruga" de forma perfeita.

No fundo, as ondas são perfeitas, o drop poderá ser difícil ou fácil, vai depender do ponto que você irá escolher ou até mesmo da sua remada e posicionamento em relação à onda. Eu achei bem tranquilo. A onda quebra sobre uma bancada de pedra redonda com partes de areia, proporcionando tubos, manobras variadas e muita diversão. Em menos de meia hora de surf, o crowd já tinha mais de 40 pessoas. Nessa queda, peguei um bom tubo e algumas ondas de várias manobras.

Nosso hotel, Punta Mango Surf Resort, ficava a cerca de 300 metros do pico. Podíamos monitorar as condições e o crowd sentado da área de alimentação ou até mesmo da piscina.

No segundo dia, as condições ficaram mais difíceis, séries maiores e o mar um pouco balançado. Mesmo assim, a maioria dos integrantes começou a ir se acostumando ao tamanho e tipo de onda diferente, e ia surfando as ondas intermediárias. Nesse dia, tivemos a surpresa de encontrar os integrantes da WSL Caio Ibelli e Josh Kerr treinando no pico. Os caras estavam voado alto e manobrando com muita força e velocidade. Fiquei impressionado!

No terceiro e quarto dias, optamos por conhecer a onda de Las Flores pela manhã e surfar em Punta Mango pela tarde. Fretamos dois barcos que nos recebiam em frente ao hotel e passavam pela arrebentação sem muita dificuldade. A galera estava se sentindo num evento da WSL, sendo levada de volta ao pico sem precisar remar.
A chegada em Las Flores foi perfeita: ondas de 3 a 6 pés e vento terral fraco, uma série atrás da outra e um número razoável de surfistas iniciantes e intermediário no pico.

Passei as primeiras orientações para a galera e me posicionei na zona intermediária da onda para incentivá-los, seja indicando as melhores ondas, o posicionamento no pico, ajustes da base, postura ou leitura da onda. Depois de quase uma hora, todos já haviam descido ao menos uma onda. Era a minha vez de experimentar o novo pico.

Remei para o fundo e busquei meu posicionamento em frente a uma pedra, pois já vinha observando uns tubos bem no outside. Nem cheguei a sentar na prancha e já avistei a série. Quase tomei a primeira na cabeça, mas remei forte já pensando na onda de trás, que, para a minha surpresa, era ainda maior. Respirei fundo e remei decidido. Dropei com um olho no lip e o outro no crowd que remava para não tomar a onda na cabeça. Decidi acelerar e colocar para dentro. O tubo rodou perfeito em minha frente. Fiquei encoberto por alguns segundos e sem saber o que encontraria na saída, mas deu tudo certo. Saí um pouco antes de o tubo terminar para evitar algumas pernas que estavam na parede escutando os gritos e aplausos da galera!

A onda de Las Flores foi escolhida como a melhor visitada entre os integrantes da AD Trip.

Nos dois últimos dias, ficamos ao lado da onda de Sunzal. Caíamos sempre bem cedo. Ondas de 4 a 6 pés perfeitos nos dois dias fizeram a alegria de todos, principalmente dos longboarders da barca. A onda não oferece tubo, mas tem um braço longo que oferece manobras no lip, principalmente rasgadas e cutback, emendando até o inside.

Visitamos os picos KM 59, 61 e Mizata, mas as condições não eram a ideais. A maioria da galera já estava exausta, e depois do sétimo dia de surf seguindo, era hora de arrumar as malas e voltar para a nossa querida Salvador, Bahia.

Agradecimentos: Adriano, Augusto, Daniel, Fabiana, Fernando, Francisco, Gilmar, Gustavo, Jorge, Marcus, Rodrigo, Rômulo, Sandro, Sérginho, Sivilan, Júlio Boaventura e família, Punta Mango Surf Resort e Monkey Lala.
Até a próxima, em 2018!

PUBLICIDADE

Relacionadas

Gabriel Leal embarca para as ondas de sonho em Sumbawa

Angelo, Nathan e Léo Hereda em um dia de free surf nas praias do Rio de Janeiro

Gabriel Leal continua sua saga de aventura na Indonésia

Depois de um mês em Nias, Gabriel Leal parte para surf trip em Mentawaii

Gabriel Leal curte temporada nas ondas da Indonésia com a família

Fotógrafo Orlando Rodrigues registra swell com show de tubos no litoral norte

Baiano Marinho Parafina curte dias de sonho nas ondas das ilhas Maldivas

Amigos baianos curtem surf trip para as longas e perfeitas direitas de El Salvador