Verão em Noronha

Beto Dias narra sua surf trip para o arquipélago de Fernando de Noronha


Verão no Brasil nos remete a ideia de falta de ondas de um modo geral, mas não da para generalizar e incluir o Norte/Nordeste e a ilha de Fernando de Noronha no bolo. Swells frequentes vindos do Atlântico norte fazem a alegria da galera de toda essa área e o desespero e fome de quem fica em Salvador vendo tudo passar por fora.

Realidade difícil é ir para a ilha e ficar confortável numa boa pousada e alugar um carro para ter melhor  locomoção. Preços que fazem você repensar e comparar com longas viagens para Indonésia ou Hawaii. Triste ver como a ilha tem se tornado mais e mais cara a cada ano. Contato de locais que alugam quartos mais simples é uma saída para quem quer ir por alguns dias, de preferência no swell certo e pouco vento.

Fim de janeiro passado avistei um bom swell, juntei umas milhas e parti sozinho pra ilha por seis dias, acabei encontrando vários amigos que fizeram o mesmo, se combinasse não daria certo. Bruno Veiga e Silvinho Gorenzvaig de Salvador, além do carioca salva vidas e big rider Marquinhos Monteiro e o legend potiguar Ademir Calunga estavam na espera do swell e claro que garantiram momentos de muitas risadas e parceria  forte no dia a dia da trip.  

O swell entrou forte, mas os maiores dias deixaram claro que o fundo de areia ainda não estava bom, precisavam de mais dias de ondas grandes para varrer o acumulo de areia, fazendo com que a onda abrisse mais frequentemente. Após o pico do swell, quando o banco mudou um pouco, foram os melhores dias, ondas fortes, tubos pesados típicos de Noronha. A geração de surfistas da ilha tem se renovado bastante, o crowd de locais estava intenso e tendo um pouco de sorte, você acha uma boa.

O top Ítalo Ferreira estava na ilha e não teve tempo ruim pra ele, mesmo nos momentos mais difíceis da maré, ele conseguia achar tubos incríveis, colocação impecável na vala, timing perfeito com tubos e aéreos nota 10. O cara ficava o dia inteiro na água.  

Dias intensos de surf pra quebrar o gelo dessa marola chata do dia a dia. O bom é que o verão está acabando e nossa hora na Bahia está chegando. Aloha!

PUBLICIDADE

Relacionadas

Gabriel Leal embarca para as ondas de sonho em Sumbawa

Angelo, Nathan e Léo Hereda em um dia de free surf nas praias do Rio de Janeiro

Gabriel Leal continua sua saga de aventura na Indonésia

Depois de um mês em Nias, Gabriel Leal parte para surf trip em Mentawaii

Gabriel Leal curte temporada nas ondas da Indonésia com a família

Fotógrafo Orlando Rodrigues registra swell com show de tubos no litoral norte

Baiano Marinho Parafina curte dias de sonho nas ondas das ilhas Maldivas

Amigos baianos curtem surf trip para as longas e perfeitas direitas de El Salvador