Raio-X dos tops

Confira uma análise dos tops do Circuito Baiano Profissional


Yagê Araújo foi o campeão baiano profissional em 2017. Foto: Juan Bombae.


O circuito estadual de surf profissional, o Tablas Surf Pro, foi finalizado no último mês de dezembro, na Praia do Forte, em Mata de São João, com a terceira e última etapa sendo vencida pelo atleta local, o campeão brasileiro Bino Lopes. Mas, quem sagrou-se campeão baiano foi o itacareense Yagê Araújo, que, com duas vitórias na temporada e um sétimo lugar na última e decisiva, pôde levantar a tão sonhada taça.

Com a divulgação do ranking final de 2017, a redação do SurfBahia fez uma análise  dos 16 surfistas profissionais que irão compor os top 16 do ano que vem.

1 Yagê Araújo – O jovem itacareense chega ao seu primeiro título profissional, aos 21 anos. Gegê, como é conhecido, apesar de ser muito jovem, já compete bastante tempo, desde os 8 anos de idade. Teve grande parte da sua carreira amadora no estado de São Paulo, onde fica a sede do seu patrocinador principal. Já chegou a conquistar o título municipal do Guarujá, levando inclusive uma moto por vencer os campeões de todas as categorias numa disputa especial. Como profissional, teve um ano bastante produtivo em 2017. Fez semi no QS1000 de San Bartolo, final no Paulista Profissional, além de se alavancar no ranking do QS de 2017. Com um surf bastante estiloso e com manobras aéreas no pé, Gegê tem tudo para juntar-se a Bino Lopes e Marco Fernandez na busca da tão sonhada vaga no CT.

2 Amando Tenório – Também muito jovem, com 21 anos, o alagoano foi o único que fez as três finais no Tablas Surf Pro 2017. Foi vice-campeão na Praia do Surf, terceiro na praia de Búzios e repetiu a posição na Praia do Forte, chegando a fazer a maior nota da grande final. O vice-campeão de 2017 tem um surf bastante power, sempre usando bastante suas bordas e com um vasto repertório de aéreos. Tenório tem tudo pra despontar no cenário nacional e até correr algumas etapas importantes do Qualifying Series, como já vem fazendo desde 2016.

3 Franklin Serpa -  O experiente ilheense de 28 anos é considerado por muitos um dos maiores free surfers do País na atualidade. Dono de performances alucinantes, o “Gringo”, como é conhecido, tem grandes resultados em seu cartel, como finais de QS na Argentina, no Brasil, além vitórias importantes em Nordestinos e Baianos. Com duas finais este ano no Tablas Surf Pro, Serpa finalizou a temporada com a terceira colocação no ranking, resultado que poderia ter sido melhor pelo seu nível de surf.

4 Bruno Galini – O ilheense supercampeão (paulista, nordestino e baiano) de 32 anos teve um ano de superação. Depois de lesionar o joelho gravemente, em setembro de 2016, Bruno ficou quase 8 meses sem surfar, voltando apenas em maio. Fez quartas de final na Praia do Surf e chegou às semifinais nas duas últimas etapas. Fez grandes performances na Praia do Forte, mostrando que já recuperou a boa forma e pretende vir com tudo em 2018. Exímio competidor e dono de um backside muito forte, Galini ainda tem muita lenha pra queimar.

5 Leo Andrade - Mais um surfista ilheense que encabeça o ranking estadual profissional. Ex-top do SuperSurf, o atleta de 26 anos é bastante conhecido nas competições estaduais e nacionais. Quando amador, foi campeão estadual, travando grandes duelos com Marco Fernandez. Em 2017, Leo fez apenas uma final, na Praia de Búzios, ficando na quarta colocação. Possui um surf bem consistente e usa bastante seus aéreos em suas baterias.

6 Erick Moraes – Local de Stella Maris, Erick é o primeiro soteropolitano na lista dos top 16. Vinha de um vice-campeonato estadual profissional em 2016 e terminou a última temporada na sexta colocação. Com um surf bastante versátil  e uma característica incrível de se adaptar a qualquer tipo de onda, Erick tem tudo para galgar posições e fazer um belo 2018.

7 Davi Silva - Com um surf bastante power, jogando sempre muita água pra cima, o gigante itacareense se dedicou ao circuito deste ano, correndo as três etapas. Teve o melhor resultado na Praia do Forte, obtendo a quinta colocação. Com grandes resultados nas categorias de base, chegando a ganhar uma etapa no Brasileiro Amador, mas um pouco afastado das competições depois disso, Davi está com o surf no pé e é um um surfista que chega credenciado a disputar o título deste ano.

Amando Tenório, de Alagoas, foi o único atleta que disputou as três finais da temporada. Foto: Gustavo Radel.


8 Daniel Matos -  Surfista ainda amador, Daniel, 17, é uma grande promessa de Itacaré. Ganhou duas etapas do Tablas Surf Pro na categoria Júnior e ainda fez final na categoria Profissional, na última etapa. Com um frontside muito radical, Daniel conseguiu o oitavo posto entre grandes nomes profissionais. Para 2018, terá que escolher entre fazer o último ano de amador e abdicar da vaga de top ou se tornar profissional aos 17 anos de idade.

9 Iago Silva – Mais um expoente de Itacaré que compete há bastante tempo,  não é de agora que Iago já figura entre os top 16. Atleta que surfa com muita força, é conhecido por passar baterias nas últimas ondas, com viradas emocionantes. Tem em seu cartel o titulo de campeão brasileiro amador  e inúmeras finais em etapas de estaduais, como profissional. Caiu no ranking em relação ao ano passado, mas tem tudo para dar a volta por cima em 2018.

10 Taiwan Chan – Uma das maiores promessas da Bahia na atualidade, o ilheense Taiwan Chan já dispensa apresentações. Campeão Sub 18 deste ano, chegando a seis títulos estaduais amador na carreira, Chan deve fazer mais um ano de amador em 2018, para depois tornar-se profissional. Com um backside pra lá de poderoso, fez inúmeras notas excelentes ao longo do ano, pecando em estratégias de competição, podendo chegar mais longe no ranking. Tem tudo também para brigar pela ponta do ranking estadual de 2018.

11 Italo Rosa – O soteropolitano Italo Rosa chega ao seu melhor resultado na categoria. Com uma quinta colocação na primeira etapa, em ondas que chegaram aos 2 metros de face, Italo assegurou sua vaga entre os 16. Ele travou grandes duelos, na época de amador, com Bino Lopes, e é conhecido por também participar de eventos na categoria Longboard, chegando a vencer inúmeros eventos.

12 Igor Farias - Revelação do Tablas Surf Pro 2016, com duas finais seguidas, o itacareense Igor Farias não fez um ano tão bom desta vez, perdendo antes das semifinais na temporada. O “Índio”, como é conhecido, possui um surf bastante rápido e com manobras progressivas em seu cartel.

13 Fabricio Bulhões -  O ainda amador Fabricio Bulhões teve um ano de ascensão em 2017, fazendo belas apresentações na primeira etapa, em ondas que chegaram aos 2 metros. Com um surf bastante progressivo, “Bibiu” terá de escolher entre virar profissional em 2018 ou continuar na categoria amadora, onde sagrou-se vice-campeão baiano Open.

14 Lukas Silva – Mais um soteropolitano que figura entre os top 16 do estado. Assim como Daniel Matos, Taiwan Chan e Fabricio Bulhões, Lukas terá de escolher entre as competições amadoras ou profissionais para a manutenção de sua vaga. Com um surf bastante progressivo, este baiano do Corsário tem tudo para melhorar sua posição em 2018.

15 Maurício Weyll - O mais experiente dos top 16, o ilheense Mauricio Weyll tem uma longa história no circuito baiano profissional. Top 16 por muitos anos, Mauricinho teve como melhor resultado na carreira um vice-campeonato baiano profissional em 2004, ficando apenas atrás de Christiano Spirro, ex-integrante do CT.

16 Lalo Giudice – Último integrante da lista, Lalo já demonstra sinais de cansaço quando o assunto é competição. Local de Vilas do Atlantico, em Lauro de Freitas, Lalo tem um curriculo vasto de competições nacionais e regionais, entre os anos de 2002 a 2006, no antigo Brasil Tour. Na Bahia, como amador, foi campeão baiano Júnior e bicampeão universitário. Como profissional, fez três finais de Baiano Pro e inúmeras semifinais em etapas, ainda muito novo. Aos 35 anos, finaliza o ano na 16a colocação e tem tudo para sair desta lista no ano que vem, já que não tem mais foco nas competições.

PUBLICIDADE

Relacionadas

Ex-estudantes do Colégio São Paulo se reúnem em confraternização na praia de Aleluia neste sábado

Etapa do Circuito Baiano de Surf acontece entre os dias 3 e 5 de novembro em Ilhéus

Primeira etapa do Circuito Ilheense de Surf acontece nos dias 17 e 18 de junho, na praia do Norte

João Chianca conquista sua primeira vitória no Tour da World Surf League (WSL)

IOS Surf House reúne pousada, surf shop e café em novo point inaugurado em Ilhéus

Confira as fotos e os resultados do Ilhéus Surf Master & Long Festival

Ilhéus Surf Master e Longboard, etapa válida pelo Circuito Baiano, acontece neste final de semana na praia do Sul

Davi Silva e Julia Santos vencem a terceira etapa do Brasil Surf Tour em Itacaré