Gegê embalado

Yagê Araújo supera Franklin Serpa em final eletrizante no Rocket apresenta Tablas Surf Pro


O itacareense Yagê Araújo voltou a aprontar no Rocket apresenta Tablas Surf Pro e novamente ergueu a taça em Vilas do Atlântico, desta vez na praia de Búzios, no último fim de semana.

Em uma decisão pra lá de eletrizante na segunda etapa do Circuito, Yagê totalizou 16.85 pontos para superar o ilheense Franklin Serpa, autor de 16.50.

Em ondas de meio metro e formação regular, a primeira categoria a entrar em ação no domingo foi a Profissional. Destaque para as belas atuações do alagoano Amando Tenório, autor de 9,65 nesta fase, além de Bruno Galini, Franklin Serpa e Yagê Araujo, que avançaram em seus confrontos em 1º lugar. Pior para o lider do ranking nordestino, o cearense Arthur Silva, que deu adeus à competição, terminando em 9º na prova, recebendo uma virada do também cearense Michel Roque no finalzinho do embate.

Começando as finais, destaque para a mais nova promessa baiana, Matheus Neves. O pequeno Matheus, que é morador de Serra Grande, não deu chances a seus adversários, vencendo a Sub 10 e ficando em 3º na Sub 14, categoria vencida pelo camaçariense Breninho Matos.

Na SUP Wave, o waterman Robertinho Vieira mostrou que está em grande fase e venceu novamente. Agora, ele segue disparado no ranking com duas vitórias.

Na Longboard, supremacia absoluta do sergipano Robson Fraga, que acaba de se tornar campeão brasileiro Master pela CBsurf. Na Sub 14, Braian Ramos também mostrou que está em excelente fase, vencendo novamente no Rocket apresenta Tablas Surf Pro 2017. Na Sub 16, Diogo Santos surfou muito, mostrando mais uma vez a supremacia da base do surf ilheense. Após a vitória, Dioguinho foi carregado pelos seus amigos, muito emocionado.

Sub 18 - Daniel Matos e Taiwan Chan já haviam mostrado para o público presente durante todo evento que iriam travar uma dura batalha pela vitória. E foi isso mesmo que aconteceu. Fazendo uma melhor escolha de onda e surfando com muita radicalidade, o itacarrense Daniel Matos comandou as ações do inicio ao fim, deixando Taiwan em segundo, David Mendes em 3º e Arthur Coutinho em 4º.

Master Prime - Radicado no Rio de Janeiro, o baiano Angelo Herêda mostrou que continua competindo em excelência, não dando chances a seus adversários. Começando meio devagar na grande final, Herêda foi se encontrando aos poucos, até que, faltando 6 minutos para o término, achou uma extensa direita que lhe rendeu 8,85 pontos, desferindo fortes batidas de backside. Angelo voltou correndo para o outside e optou em não marcar os adversários, visto que o quarto colocado naquele momento, Leo Xerife, tinha um 7.00 pontos, a segunda maior nota da bateria. O tempo foi passando e a situação da bateria continuou a mesma, com Wallace Sampaio em 2º, Inaldo Segundo em 3º e o ainda líder, Leo Xerife em 4º.

Espetáculo na Profissional – Às 11:00 da manhã, entraram na água as semifinais profissionais. Destaque para Leo Andrade, que se encaixou com maestria nas esquerdas da Mare Blu, em Vilas do Atlântico, deixando em segundo o líder do ranking, Yagê Araújo. Bruno Galini (campeão paulista, nordestino e baiano profissional) não se encontrou, terminando em 5º. Em 7º ficou Taiwan Chan, que, com apenas 16 anos, mostrou que está com o surf na ponta dos cascos e tem tudo para representar a Bahia no Circuito Mundial em um futuro próximo.

Na outra semi, Amando Tenório fez uma excelente escolha de onda, comandando as ações do início ao fim. Iago Silva vinha em 2º a bateria inteira, até que, faltando 30 segundos para o término, Franklin Serpa achou uma esquerda com potencial, acelerou tudo, encaixando um incrível layback na junção. O pé de Serpa chegou a sair da prancha nitidamente, em uma sensacional manobra, levando a praia de Búzios ao delírio. A tensão ficou no ar, até que os juízes soltaram 7,5 a Serpa, que precisava de 6,65 para se garantir na grande final do Rocket apresenta Tablas Surf Pro 2017. O cearense Michel Roque não se encontrou, terminado a bateria em 4º e o evento na sétima colocação.

O grande público que se encontrava na praia aguardava a grande final, que entrou na água exatamente às 14:30. Em uma bateria de 25 minutos, o que se viu foi um espetáculo de surf, chegando a ter oito aéreos reverses completados com perfeição. Dominando os primeiros 15 minutos de bateria, Serpa optou por surfar as direitas na grande final, abrindo com um 8,00, e cinco minutos depois, finalizando com muita força em mais uma direita, sendo agraciado com 8,50.

Naquele momento, Yagê Araujo não havia se encontrado e amargava a quarta posição. Até que, faltando 10 minutos para o término, Gegê pegou uma esquerda da série, acelerou e mandou um full rotation air reverse, sendo projetado para frente da onda, aterrissando na base.

A partir dali, Yagê precisava de 8,50 para ser campeão do 2º Rocket apresenta Tablas Surf Pro 2017. Faltando pouco mais de quatro minutos para o término, o itacareense achou mais uma esquerda limpa, abriu com mais um difícil aéreo reverse, voltando com muito controle, o que deu projeção para ainda poder atacar a junção com força, fluidez e radicalidade. A tensão voltou a tomar as atenções de toda a praia, até que os juízes pronunciaram a nota e consequentemente a virada. Delírio da equipe de Itacaré, que foi buscar o campeao da 2º etapa do Rocket apresenta Tablas Surf Pro 2017 ainda na água.

Yagê Araujo agora dispara na liderança pelo título inédito de campeão estadual profissional. Amando Tenório, além de Franklin Serpa, ambos com duas finais, observam de perto o itacareense.

“Com certeza foi a melhor etapa de todas as que já tivemos“, comemora um dos idealizadores do evento, Lalo Giudice.

“Tinha tempo que não víamos uma praia super lotada como esta, com o público interagindo a cada manobra, me senti em um evento de QS, realmente sem palavras", discursou Lalo na cerimonia de premiação do 2º Rocket apresenta Tablas Surf Pro 2017.

A próxima etapa do Rocket apresenta Tablas Surf Pro 2017 deve acontecer na paradisíaca Praia do Forte, nos dias 16, 17 e 18 de dezembro, finalizando o Circuito Baiano Profissional de Surf.

A Rocket SurfBoards apresenta 2º Tablas Surf Pro 2017 conta com os patrocínios da Zoom Imagem, Metro Engenharia, Malibu Plaza, Tecalt, Norpack, Rocket Surfboards e Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas. Apoio, Surfeeling, Ozzie Mambo Palace, Soul Fins, Refran, Óculos Guccier, Pousada Ogum Marinho, SurfBahia e Vilas Surf Clube.

Resultados

Profissional

1 Yagê Araújo
2 Franklin Serpa
3 Amando Tenório (AL)
4 Leo Andrade

Júnior

1 Daniel Matos
2 Taiwan Chan
3 Davi Mendes
4 Arthur Coutinho

Mirim

1 Diogo Santos
2 Bruno Marroche
3 Kaiki Araújo
4 Lucas Reis

Iniciante

1 Braian Ramos
2 Darlan Marques
3 Gabriel Paiva
4 Pedro Silvestre

Infantil

1 Breno Matos
2 Matheus Neves
3 Rafael Gimenez
4 Gabriel Medina

Petit

1 Matheus Neves
2 Vitor Gabriel
3 Gustavo Medina

Master

1 Ângelo Herêda
2 Wallace Sampaio
3 Inaldo Segundo
4 Leo Xerife

Feminino

1 Camila Santos
2 Daniele Albuquerque
3 Andrea Mendes
4 Laine Silva

Longboard

1 Robson Fraga
2 Valdemar Pompom
3 Vitor Top 4
4 Peterson Filho

SUP Wave

1 Roberto Vieira
2 Gustavo Kombi
3 Gustavo Foerster
4 Adelson Júnior

PUBLICIDADE

Relacionadas

Ex-estudantes do Colégio São Paulo se reúnem em confraternização na praia de Aleluia neste sábado

Etapa do Circuito Baiano de Surf acontece entre os dias 3 e 5 de novembro em Ilhéus

Primeira etapa do Circuito Ilheense de Surf acontece nos dias 17 e 18 de junho, na praia do Norte

João Chianca conquista sua primeira vitória no Tour da World Surf League (WSL)

IOS Surf House reúne pousada, surf shop e café em novo point inaugurado em Ilhéus

Confira as fotos e os resultados do Ilhéus Surf Master & Long Festival

Ilhéus Surf Master e Longboard, etapa válida pelo Circuito Baiano, acontece neste final de semana na praia do Sul

Davi Silva e Julia Santos vencem a terceira etapa do Brasil Surf Tour em Itacaré