Fazendo a diferença

ASJA desenvolve circuito para promover educação e conscientização para crianças da comunidade


No dia 20 de junho é comemorado o Dia Internacional do Surf, e para celebrar essa data tão importante para o esporte, no último domingo (18/6), realizamos, além da aula de práticas de surf, limpeza e coleta de lixo na praia, consciência ambiental e respeito ao próximo, um circuito de aperfeiçoamento em competição, onde podemos esclarecer algumas dúvidas quanto às regras e as atualidades do surf em nosso país.

Com um dia de sol, leve pancadas de chuva e vento na casa dos 18 nós, entraram na água as baterias das categorias Surf Escolinha e Bodyboarding Escolinha, um circuito desenvolvido e realizado pela ASJA (Associação dos Surfistas do Jardim de Alah). Quando começamos, no ano de 2000, nos unimos em prol do próximo no bairro onde vivemos. Existem duas comunidades, e com elas diversas crianças. Nos empenhamos desde o início para a realização, homologação e aprendizado do esporte surf para essas crianças.

No início agregamos bastante a eventos de médio porte, onde tínhamos uma quantidade enorme de atletas, oriundos de outras associações e até mesmo cidades, com o intuito de estar fortalecendo ainda mais o esporte em nosso bairro. Já sediamos diversas etapas de circuitos estaduais, municipais e até mesmo mundiais, onde dávamos importância em estar inserindo essas crianças e mostrando o valor que um esporte pode estar fazendo em suas vidas, pois podemos dentro de um só esporte, nos tornarmos membros de comissão técnica, atletas, dentre outras funções.

No ano de 2007, ficamos ainda mais fortes a esse tipo de incentivo. Deixamos de fazer campeonatos de surf e focar somente nesses últimos 10 anos na escolinha que abrange crianças da comunidade Paraíso Azul e Recanto Feliz, ambas no Bairro Costa Azul.

Hoje em dia, temos o apoio de diversas empresas que sempre acreditaram em nossos esforços e não medem razões para tornar cada vez mais concreto e desejável essa ação, sendo elas a Pizzaria Etcha, Banda Diamba, Rubber Stick, Mahalo, Nelson Moreira (Neneu Folha da Costa Amaralina Bahia), ASA (Associação de Surf da Amaralina) e SurfBahia, dentre outras.

Com a união de alguns surfistas dessa comunidade, através de Rodrigo Vilhena (Conselho Fiscal), Diego Mori (Conselho Fiscal), Marcus Mori (Vice Presidente), Guim Vasconcelos (Conselho Fiscal), Cristiano de Jesus (Conselho Fiscal), Thiago França (Presidente) e Luciano Mori (Diretor Administrativo), dentre toda uma legião de surfistas do Jardim de Alah, sempre conseguimos montar o essencial para a realização dessas aulas, assim como os eventos internos para uma melhor preparação desses atletas iniciantes.

Oferecemos um café da manhã, premiação com alguns mínimos detalhes, como uma vestimenta, escova e pasta de dente, e alimentos que sempre recebemos e doamos para as comunidades. No domingo, pudemos ainda contar com o apoio e ajuda de Junior, Gilmar, Lorrane, Letícia, Marfon, Hare Moreno e Lorides.

"É muito importante poder compartilhar os conhecimentos adquiridos nesses anos. Eu, particularmente, por estar envolvido bastante com eventos e ter sido responsável pela direção de alguns desses, sempre absorvo as mudanças nas regras e tento cada vez mais passar essas informações para essa nova geração de atletas, pois sei que a cada dia a evolução deles é de fundamental importância para nós, devido ao fato de termos convicção que estamos formando muito mais do que cidadãos”, comenta Thiago França, atual presidente da ASJA e promotor de vendas.

“Por essa minha profissão, de salva-mar, tento cada vez mais em nossas reuniões, trazer um pouco de conhecimento sobre os ventos, tipos de marés, correntes, pois sabemos que cada passo à frente para essas crianças são um tipo de aprendizado e conhecimento jamais retirados de suas mentes, pois observamos quando falamos, o interesse que eles têm em aprender cada vez mais”, finaliza Rodrigo Vilhena, salva-mar e conselheiro fiscal.

“Sei que cada coisa que ensinamos no nosso dia a dia é de fundamental importância para essas crianças. Tive uma vida muito ativa em minha época de amador e sempre tive que estar bom na escola, pois era requisito ter notas boas para alcançar ainda mais pontos no circuito fora da água. Com isso, tento cada vez mais de uma forma clara passar os meus conhecimentos em consertos de pranchas e competição, pois sabendo que um dia eles podem estar utilizando desses artifícios e começar a juntar uma grana para ajudar dentro de casa, pois muitas vezes, os pais estão desempregados”, comenta Diego Mori, ex-surfista profissional e conselheiro fiscal.

“Como vivo e presencio o dia a dia dessas crianças aqui na comunidade, tento sempre estar de olho se estão dormindo cedo, se estão com uma vida mais introduzida nos estudos, e sempre que possível fazemos um surf para cada vez mais criar esse intuito de estarmos crescendo juntos. Com essa parceria do Bodyboarding e Surf, as crianças que estão ganhando, pois temos hoje em dia um total de 16 crianças ativas nesse projeto e poderiam ser crianças com outros objetivos. A ASJA, agregando a estas crianças esporte, estudos e consciência ambiental, com certeza todos ganhamos com esse crescimento. Hoje temos a ajuda da escola que nos envia mensalmente seus boletins, um posto de saúde que acompanha o físico dessas crianças”, explica Cristiano de Jesus, surfista de bodyboarding e conselheiro fiscal.

Resultados

Surf Escolinha

1 Igor Leão
2 Pedro Lucas
3 Geovanni Nascimento
4 Yuri Leão

Surf Bodyboarding

1 Rafael Franco
2 Geovani Nascimento

PUBLICIDADE

Relacionadas

Ex-estudantes do Colégio São Paulo se reúnem em confraternização na praia de Aleluia neste sábado

Etapa do Circuito Baiano de Surf acontece entre os dias 3 e 5 de novembro em Ilhéus

Primeira etapa do Circuito Ilheense de Surf acontece nos dias 17 e 18 de junho, na praia do Norte

João Chianca conquista sua primeira vitória no Tour da World Surf League (WSL)

IOS Surf House reúne pousada, surf shop e café em novo point inaugurado em Ilhéus

Confira as fotos e os resultados do Ilhéus Surf Master & Long Festival

Ilhéus Surf Master e Longboard, etapa válida pelo Circuito Baiano, acontece neste final de semana na praia do Sul

Davi Silva e Julia Santos vencem a terceira etapa do Brasil Surf Tour em Itacaré