A surf trip

Rafael Ribeiro e Fred Sampaio se divertem nas ilhas da Indonésia


A Indonésia é o quarto país mais populoso do mundo (cerca de 270 milhões de habitantes). Porém, ocupa a 113a posição no ranking de IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Mesmo vivendo em condições consideradas sub-humanas, muitos de seus habitantes têm uma felicidade que contagia e irradia. Aquele sorriso fácil que, às vezes, passamos uma vida inteira procurando tê-lo. Simples assim!

Isso nos faz pensar o quão dinheiro e estrutura precisamos realmente para ser felizes. Pelo pouco que compreendo da vida, percebo que a felicidade é algo bastante pessoal. Ou seja, é determinada por desejos e anseios diferentes. Portanto, o que para uns pode ser uma vida "miserável", para outros pode ser a vida dos sonhos. Morar em cabanas, sem ar condicionado, com fogões a lenha, sem TV, mas com as ondas quebrando na sua frente. O que você acharia disso? Qual o preço dessa tal de felicidade?

Para nós, surfistas, isso é o verdadeiro paraíso. Pensando nisso, eu e meu amigo de longas datas Fred Sampaio embarcamos para Bali agora no mês de maio. Neste texto, vou relatar algumas coisas que vivemos por aqui e que podem te ajudar, além de se programar, a repensar melhor algumas coisas de suas vidas.

Vou começar falando do custo de vida em Bali. A melhor definição que encontrei foi "muito barato". Aqui, 1 dólar vale 13.000 rúpias indonesiana (IDR). As diárias ficam em torno de 20 a 30 dólares o quarto (para duas ou três pessoas) em lugares bem legais (eu fiquei em Padang Padang, na pousada Ayagunna Inn). Caso queira luxo, vai encontrar coisas excelentes por 50 a 80 dólares (Blue Point, em Uluwatu) e os top de linha a 100 (Komune Resort em Keramas, por exemplo).

A Gastronomia: bons lugares a 4 ou 5 doletas as refeições. Se quiser paladar mais sofisticado, aí irá gastar uns 10 a 15. Quase uma piada, se compararmos às capitais brasileiras, por exemplo.

Massagens (excelente opção para se fazer em dias de swell): você encontra por 5 a 10 dólares a hora. Agora, se quiser ir a um spa, com tudo de primeira, o preço sobe pra míseros 20 a 30. Falo míseros por conta do nível do serviço.

Os passeios ou viagens curtas também são boas opções. Passamos um dia no Komune Beach Resort, na Praia de Keramas. O motorista do táxi nos pegou de madrugada, às 4 da manhã. Dirigiu cerca de uma hora até lá. Passou o dia nos esperando e às 16h voltamos para a pousada em Padang Padang. Éramos em 4 no carro (fora o motorista), mas poderiam ser 6. Custo total para ser dividido = 40 dólares!

Artesanato e compras: aqui, dá pra fazer a verdadeira festa. Nada melhor que voltar de Bali e se sentir em Bali. Máscaras e diversos utensílios para decoração da sua casa, sabonetes e incensos artesanais, prataria e as famosas camisas da cerveja local preferida: a Bintang. A dica fundamental nessa hora é a pexinxa! Consegui comprar algumas coisas até por menos da metade do valor inicial. Ou seja, insista e seja firme na negociação.

Na bagagem, trouxe muitas lembranças de momentos mágicos, eu diria. Altos tubos (Padang Padang, Bingin, Keramas e Nias), altas ondas (Inside Corner de Uluwatu, Car Park, Rock Star), altos lugares (Balangan, Single Fin), altos "brothers" , altos "rangos" (Bukitcafe, Buddhasoul, Latratoria, Seafoodkuta), altas gatas, altas aventuras (Subato, surf no escuro e andar de motoca no trânsito de Bali) e, é claro altos visuais (quilômetros e quilômetros de imagens).

Resumindo: é uma trip que vale muito a pena. Vai conhecer lugares lindos, comer do bom e do melhor, pegar altas ondas, se for solteiro terá altas gatas do mundo inteiro (suecas, russas, ucranianas, holandesas, etc, etc, etc, etc, etc, etc), e de quebra, gastar menos do que se estivesse passando esse mesmo tempo em casa! Ou seja, uma verdadeira viagem dos sonhos para qualquer surfista. Por tudo isso, considero a Indonésia como "A surftrip" .

PUBLICIDADE

Relacionadas

Alexandre Piza comenta postura da sociedade em relação às orientações do isolamento social nas praias de Salvador

Luciano Nunes relembra histórias do passado ao lembrar de surfistas das antigas de Salvador

Nosso colunista Lalo Giudice exalta a vitória de Italo Ferreira no Pipe Masters e a sua conquista do mundial

Nosso colunista Lalo Giudice analisa as chances dos candidatos ao título na última etapa do Circuito Mundial em Pipeline

Nosso colunista Lalo Giudice comenta a vitória de Italo Ferreira e a polêmica envolvendo Gabriel Medina e Caio Ibelli em Peniche

Nosso colunista Lalo Giudice comenta a vitória de Jeremy Flores na França e a ponta do ranking de Gabriel Medina

Nosso colunista Lalo Giudice analisa a vitória esmagadora de Gabriel Medina no Surf Ranch

Nosso colunista Lalo Giudice analisa a expectativa para a etapa nas ondas da piscina no Surf Ranch