Lembranças de Saquá

De olho na próxima etapa do CT, Armando Daltro revela suas experiências em Saquarema


Itaúna, em Saquarema (RJ), recebe a próxima etapa do Championship Tour. Foto: WSL / Smorigo.


A etapa do Championship Tour no Brasil está próxima. Será a melhor oportunidade para ver os melhores surfistas do mundo e torcer pelos brasileiros da areia.

Minha expectativa é enorme para ver um brasileiro vencer a etapa e entrar logo na briga pelo título da temporada. A minha maior torcida é por Gabriel Medina, para mim ele ainda é o mais preparado para brigar com John John Florence ou Jordy Smith nessa corrida, mas não será surpresa se Mineiro, Caio Ibelli, Filipe Toledo, Wiggolly Dantas ou Ian Gouveia vencer a etapa. Tudo dependerá de como estarão as condições do mar.

A torcida é um fator que mexe com os atletas. Alguns se superam nessas condições, vamos ver como eles irão se comportar numa etapa onde a torcida irá apoiar do início ao término das baterias.

A cidade de Saquarema possui duas praias com excelentes condições - Itaúna, a mais famosa, e a praia da Vila, do lado direito da Igrejinha. Se o canto esquerdo de Itaúna quebrar clássico, veremos esquerdas longas e volumosas, com seções de tubos no outside e manobras fortes ao longo da onda. Algumas direitas poderão surpreender nos dias medianos ou pequenos. Já no canto direito de Itaúna está localizada a Barrinha, onda que quebra próxima ao molhe de pedras e que proporciona tubos insanos.

Já a praia da Vila, que não está entre as opções para receber a etapa, proporciona bons tubos em seus melhores dias, além de boas valas em dias menores.

Conheci Saquarema no ano de 1992. Fui disputar o Brasileiro Amador na categoria Open, na época com 19 anos. Já estava quase me profissionalizando e faltava um bom resultado num evento de expressão e um patrocinador para acreditar na minha carreira.

Viajei desde Salvador em um ônibus fretado por Geraldo Cavalcanti, dirigente pernambucano. A equipe baiana foi junto com a equipe de Pernambuco. Entre os atletas baianos estavam Christiano Spirro, Marcio Thola, Bruno Pitanga, Wilson Nora, Bruno Nora e Tiago Tosto.

No primeiro dia de treinos, Itaúna com altas ondas de 4 a 6 pés, perfeitas. Fiz a cabeça e realizei o sonho de conhecer umas das ondas mais famosas do Brasil. No dia seguinte, o mar já amanheceu com 6 pés e séries maiores. O evento teve início com a categoria Open. Fui para a água logo na segunda bateria do dia e consegui passar com dificuldade.

Nesse momento era visível que as séries aumentavam a cada instante. Em menos de uma hora depois de sair da água, o mar ficou completamente storm e séries de mais de 12 pés. Os organizadores pararam o evento e decidiram levar as baterias para Cabo Frio, lá na Praia Central. O evento aconteceu em ondas de 1 metro e excelente formação. Depois do storm, o mar foi abaixando bem devagar, e perdi na segunda fase do evento em ondas de 8 pés. Já Spirro surfou muito bem suas baterias e chegou à grande final - se não me engano, foi o vice-campeão da etapa.

Lembro de ter surfado altos tubos no meio da praia no dia das finais, ondas no estilo Puerto Escondido.

Desejo boas ondas e muita concentração aos nossos representantes!

PUBLICIDADE

Relacionadas

Alexandre Piza comenta postura da sociedade em relação às orientações do isolamento social nas praias de Salvador

Luciano Nunes relembra histórias do passado ao lembrar de surfistas das antigas de Salvador

Nosso colunista Lalo Giudice exalta a vitória de Italo Ferreira no Pipe Masters e a sua conquista do mundial

Nosso colunista Lalo Giudice analisa as chances dos candidatos ao título na última etapa do Circuito Mundial em Pipeline

Nosso colunista Lalo Giudice comenta a vitória de Italo Ferreira e a polêmica envolvendo Gabriel Medina e Caio Ibelli em Peniche

Nosso colunista Lalo Giudice comenta a vitória de Jeremy Flores na França e a ponta do ranking de Gabriel Medina

Nosso colunista Lalo Giudice analisa a vitória esmagadora de Gabriel Medina no Surf Ranch

Nosso colunista Lalo Giudice analisa a expectativa para a etapa nas ondas da piscina no Surf Ranch