Formato inédito

Novo formato de disputas será implementado na etapa do Mundial de Bodyboard, que acontece entre os dias 16 e 27/6, em Itacoatiara (RJ)


Uri Valadão é um dos brasileiros confirmados no Itacoatiara Pro. Foto: Tony D´Andrea


Desde 2012 no calendário de eventos do Circuito Mundial de Bodyboarding, o Itacoatiara Pro, que chega a sua sétima edição nesse ano, consolidou sua posição como uma das principais competições do esporte ao redor do Mundo. Para a edição de 2018, que acontece entre os dias 16 e 27 de junho, o evento entra no seleto grupo de etapas especiais, chamadas de World Grand Slams, com pontuação maior na definição dos campões da temporada.

Inclusive, as etapas WGS apresentam um formato inédito no Circuito Mundial e que serão implementados pela primeira vez no Brasil. As triagens continuam com o mesmo formato, abertas para todos os atletas e com baterias de quatro competidores. No entanto, nesse ano apenas os quatro primeiros colocados dos trials avançam para a fase principal do torneio, completando um grupo de 32 atletas formado pelos top-24 e mais 4 convidados, os chamados Wild Cards.

E é aí que começa a novidade. Os trinta e dois atletas são divididos em oito baterias com quatro competidores cada, sendo que todos caem três vezes na água, em baterias alternadas. A soma das três melhores ondas de cada atleta, independente da bateria, serão válidas para classificar os 16 melhores para o Round 4. A partir da quarta fase os atletas se enfrentam em baterias no formato homem a homem até a definição da final que apontará o campeão do evento.

Segundo a APB, entidade que rege o esporte ao redor do mundo, esse novo formato foi pensando para dar mais oportunidades aos atletas, elevar o nível de competição e tornar o evento mais atrativo ao público. Com doze dias de “janela de espera”, a competição precisa de apenas quatro para ser definida o que dá a organização a possibilidade de escolher as melhores condições dentro do período para que os atletas possam competir.

Pelo Brasil, quatro atletas já estão confirmados no evento principal por fazerem parte dos top-24. O baiano Uri Valadão, campeão mundial em 2008 e atual líder do ranking brasileiro, o cearense Roberto Bruno, pentacampeão brasileiro, Dudu Pedra, atleta local e exímio big rider, e Eder Luciano, tricampeão mundial do ISA Bodyboarding Games.

Entre os atletas estrangeiros a lista é encabeçada pelo atual campeão mundial, Iain Campebll (África do Sul), e conta ainda com o bicampeão mundial Pierre Louis Costes (França), além de Jared Houston (sul-africano campeão mundial em 2015) e Amaury Laverhne (atleta de Ilhas Reunião, bicampeão mundial), ambos com títulos do Itacoatiara Pro no currículo.

Itacoatiara Pro Série Brasil:

Continuando com as novidades para a temporada 2018 a organização do Itacoatiara Pro anunciou também a realização da segunda etapa do Circuito Brasileiro 2018, com início no dia 28 de junho e término dia 01 de julho. O evento ocorre logo após o término da janela do mundial e é aberto para as categorias Profissional Masculino, Profissional Feminino, Open Masculino, Open Feminino, Master Masculino e Sub-18 Masculino.

Com a confirmação dos dois eventos, o Itacoatiara Pro distribuirá mais de R$135.000,00 em premiação sendo a maior competição da temporada 2018 no Brasil. As inscrições para o evento estão abertas e podem ser feitas através do site https://www.e-inscricao.com/cbrasb/2a_etapabb.

“As ondas de Itacoatiara são ideais para a prática do Bodyboard e sediar o mundial com sucesso todos esses anos confirma o que nós sempre soubemos. O Itacoatiara Pro terá sempre nosso apoio”, ratifica o Secretário Municipal de Esportes Luiz Carlos Gallo.

Itacoatiara Pro – Galeria de campeões

2012 – Dave Winchester (Austrália)
2013 – Amaury Laverhne (Ilhas Reunião)
2014 – Jared Houston (África do Sul)
2015 – Amaury Laverhne (Ilhas Reunião) e Tanner McDaniel (Havaí – Pro Junior)
2016 – Alex Uranga (País Basco), Isabela Sousa (Brasil) e Diego Gomes (Brasil – Pro Junior)
2017 - Diego Cabreara (Ilhas Canárias), Ayaka Suzuki (Japão) e Nelson Flores (Chile - Pro Junior)

PUBLICIDADE

Relacionadas

Uri Valadão vence na estreia e Gabriel Braga disputa repescagem no Mundial em El Fronton

Uri Valadão faz nota 10 no Mundial em Maldivas e leva a Bahia às oitavas de final junto com Gabriel Braga

Disputa entre bodyboarders pega fogo no Prêmio Brasileiro Ocyan de Ondas Grandes

Uri Valadão faz uma comparação entre os fenômenos Guilherme Tâmega e Mike Stewart

Uri Valadão elege o seu maior rival nas baterias do Circuito Mundial de Bodyboarding

Campeão mundial Uri Valadão fala sobre o atual cenário do bodyboard no Brasil e no mundo

Bahia Bodyboarding Club abre vagas para aulas de bodyboard no verão

Uri Valadão vence francês Pierre-Louis Costes na final do Sintra Pro