Duelo de baianos

Uri Valadão derrota o pupilo Gabriel Braga no Mundial em Viana, Portugal


Gabriel Braga e Uri Valadão (ao fundo) durante o round 3 do Viana Pro. Foto: Reprodução.


Está rolando o Viana Pro, etapa do Mundial de Bodyboarding APB Tour. Na manhã desta sexta-feira (29/9), a terceira bateria do 3º round reuniu dois baianos. O nosso campeão mundial de 2008 – Uri Valadão – e o catual campeão baiano profissional - Gabriel Braga - se enfrentaram em condições bem difíceis.

Parecia até o campeonato baiano! O mar tinha cerca de 1 metro, frio, congelante e mexido. Apesar de beach break, só tinha direita. Ontem, o campeonato foi interrompido porque os juízes não conseguiam enxergar os competidores no mar.

Gabriel estava empolgado por ter colocado o atual campeão mundial Pierre Louis Costes no bolso, no round 1, na quarta-feira. Mas Uri saiu na frente com um 7,25. Gabriel não achou as ondas certas e até os 20 minutos de bateria (que tem 25 min. no total) somava apenas 2,85. Nesse momento, Uri mandou um bom rollo bem lá no fundo e tirou 5,00. Em seguida mandou um bom “ARS flip” (segundo o locutor), que, apesar de ser numa onda pequena e de inside, valeu 7,0.

Gabriel e Uri ao término do confronto. Foto: Reprodução.


Faltando 2 minutos para o fim, Gabriel dropou lá de fora numa pequena, mandou dois invertidos e passou por um bom tubinho na intermediária (5,75), e quando ele tava saindo de um bom tubinho na intermediária, apareceu Uri, na onda de trás, vindo do outside e mandando um super aéreo, tirando a maior nota da bateria (talvez de todo o campeonato!), um 8,75. Conclusão, o “pupilo” Gabriel Braga levou hoje uma boa lição de bateria de mundial do mestre Uri Valadão, acabando em uma “Kombi” de 16 pontos. Mas Gabriel está de parabéns por ter vindo das fases iniciais e terminar entre os tops mundiais.

“Eu tô feliz por ter passado, mas ao mesmo tempo triste por Gabriel, por ser meu amigo, da mesma cidade. Eu não queria competir contra ele, mas... um tinha que passar. E consegui essa onda salvadora para dar um 'aereozão' animal”, disse Uri, em entrevista com Vilma, repórter do evento.

O vencedor da bateria também falou com o SurfBahia: "Gabriel era uma das maiores pedreiras do campeonato e nós somos da mesma equipe. Ele tinha condições de ir muito longe no campeonato. Fiquei bem triste por ter caído junto com ele logo cedo, mas acabou acontecendo. Agora é encarar outra bateria difícil na quarta fase", disse Uri, que está escalado contra o sul-africano Tristan Roberts e o costa-riquenho Kevin Orihuela.

Parabéns aos dois representantes baianos na elite do bodyboarding mundial, e vamos lá, Uri! Agora tá contigo.

PUBLICIDADE

Relacionadas

Uri Valadão vence na estreia e Gabriel Braga disputa repescagem no Mundial em El Fronton

Uri Valadão faz nota 10 no Mundial em Maldivas e leva a Bahia às oitavas de final junto com Gabriel Braga

Disputa entre bodyboarders pega fogo no Prêmio Brasileiro Ocyan de Ondas Grandes

Uri Valadão faz uma comparação entre os fenômenos Guilherme Tâmega e Mike Stewart

Uri Valadão elege o seu maior rival nas baterias do Circuito Mundial de Bodyboarding

Campeão mundial Uri Valadão fala sobre o atual cenário do bodyboard no Brasil e no mundo

Bahia Bodyboarding Club abre vagas para aulas de bodyboard no verão

Uri Valadão vence francês Pierre-Louis Costes na final do Sintra Pro