Domínio estrangeiro

Diego cabrera, Ayaka Suzuki e Nelson Flores são os campeões na etapa do mundial em Itacoatiara


O canário Diego Cabrera, a japonesa Ayaka Suzuki e o chileno Nelson Flores conquistaram nessa sexta-feira (23/6) os títulos do Itacoatiara Pro 2017. Na principal disputa do dia, Diego levou a melhor sobre Dino Carmo de Portugal no último dia de competição em Niterói, enquanto Ayaka bateu a brasileira Nicole Calheiros na decisão. Mais uma vez o tabu se manteve e pelo sexto ano consecutivo um estrangeiro levou o título entre os homens.
 
Na disputa que consagrou mais um inédito campeão na etapa brasileira, o atleta das Ilhas Canárias Diego Cabrera, venceu o português Dino Carmo em uma disputa digna de uma final. Mais consistente, Cabrera somou 14.25, contra 11.25 de Dino e faturou o título principal do evento. "Acho que esse é o dia mais feliz da minha vida. Ganhar em Itacoatiara, uma praia que eu gosto muito de surfar, me deixa muito feliz. Gostaria de agradecer a todos que me ajudaram a estar aqui, principalmente à Deus. Obrigado, Brasil!", desabafou o campeão que lembrou durante a comemoração de um acidente que quase custou a sua vida, quando estava surfando em Arica, no Chile, em 2012. Na ocasião, o atleta teve um derrame e precisou ficar internado por dois meses no hospital.

Já na bateria que definiu o terceiro, o atleta da África do Sul, Iain Campbell, venceu o havaiano Dave Hubband, com uma pontuação de 14.25 contra 10.90.

Japonesa conquista o título em Itacoatiara
 
Depois do vice em 2016, a japonesa Ayaka Suzuki sagrou-se campeã da edição 2017 do Itacoatiara Pro, ao vencer na grande final a carioca Nicole Calheiros. A disputa teve início com um breve período sem boas ondas, mas na primeira metade, o mar trouxe as ondas e a brasileira saiu na frente, mas, na sequência da disputa, a japonesa teve uma boa sequência, somou 10.50 contra 7.65 e faturou o título.

"Acabei de surfar minha última série e as ondas estavam meio loucas hoje. Tive que esperar bastante para pegar uma onda boa. E eu estava esperando muito, mas eu finalmente peguei uma onda boa. Mas a última foi 6.5, e isto é bom. E ela veio tão perto da areia que eu fiquei muito cansada", comentou a japonesa que já venceu duas vezes nas lendárias ondas de Pipeline.

Chileno leva a melhor no Pro Junior
 
Com dois brasileiros e dois chilenos na final do Pro Junior, a disputa foi eletrizante, tendo como campeão o chileno Nelson Flores, que somou 14.10, contra 13.95 de Luan Tavares que ficou em segundo. Cristobal Fernandez (Chile) e Igor de Almeida (Brasil), ficaram em terceiro e quarto respectivamente. "É uma sensação indescritível ganhar essa etapa do Mundial, estou muito contente. Foi uma disputa muito difícil, com bons competidores e graças a Deus consegui sair vitorioso", festejou o atleta de 17 anos.

Em um evento que teve de tudo, o Itacoatiara Pro mais uma vez mostrou a sua força, atraiu o público e deu um verdadeiro show de bodyboard.
 
"Foi um evento sensacional e estou muito feliz por trazer o Itacoatiara Pro mais um ano. Conseguimos ter um evento sólido, com credibilidade, onde os atletas têm segurança do que será apresentado. Apesar de ter chovido bastante, o mar hoje estava bem bacana. A chuva segurou o vento que estava previsto para hoje, então o nosso espetáculo é voltado para o rendimento dos atletas e isso nós conseguimos oferecer para eles. A competição sempre aconteceu nas melhores condiçoes para que eles pudessem mostrar tudo que sabem. A minha avaliação é superpositiva e eu gostaria de agradecer a todos que nos assistiram e tiveram alguma participação e que o Itacoatiara Pro está firme e forte para os próximos anos", comentou o organizador do evento, Giuliano Lara.
 
"Acho que o resultado final foi muito bom, todas as áreas da praia foram utilizadas. Hoje não foi um dia tão grande, mas foi o melhor dia de qualidade de onda, tanto que as baterias mais disputadas saíram hoje. Dentro do previsto o evento foi um sucesso e Itacoatiara não decepciona nunca e ganhou que teve mais garra", analisou Chico Garritano, Head Judge do Circuito Mundial da APB.

PUBLICIDADE

Relacionadas

Uri Valadão vence na estreia e Gabriel Braga disputa repescagem no Mundial em El Fronton

Uri Valadão faz nota 10 no Mundial em Maldivas e leva a Bahia às oitavas de final junto com Gabriel Braga

Disputa entre bodyboarders pega fogo no Prêmio Brasileiro Ocyan de Ondas Grandes

Uri Valadão faz uma comparação entre os fenômenos Guilherme Tâmega e Mike Stewart

Uri Valadão elege o seu maior rival nas baterias do Circuito Mundial de Bodyboarding

Campeão mundial Uri Valadão fala sobre o atual cenário do bodyboard no Brasil e no mundo

Bahia Bodyboarding Club abre vagas para aulas de bodyboard no verão

Uri Valadão vence francês Pierre-Louis Costes na final do Sintra Pro