Couto na pole

Danilo Couto encara onda gigante na remada em El Buey, Chile, e larga na frente no XXL Awards


Uma bomba sinistra foi domada por Danilo Couto no Chile e colocou o big rider na frente pelo prêmio de maior onda surfada na remada do Billabong XXL Global Big Wave Awards.

Clique aqui para ver o vídeo

A direita monstruosa rolou no último dia 3 de julho, em El Buey, na cidade de Arica, durante a primeira ondulação gigante da temporada no Pacífico Sul.

De olho na previsão do swell, o baiano e seu amigo Kohl Christensen partiram do Hawaii em direção ao Chile, onde a ondulação chegaria com maior intensidade.

Como o swell deveria atingir primeiro a região sul, eles foram em busca do ápice e pegaram um voo em Santiago para encontrar o big rider local Ramon Navarro. Porém, o vento não ajudou na manhã do dia 2 e a dupla retornou a Santiago para voar com destino a Arica, no norte chileno, enquanto Ramon seguiu para a etapa do Big Wave World Tour em Pico Alto, Peru.

Em Arica, o mar sempre apresenta condições lisas pela manhã e o vento maral entra em ação à tarde. O dia 3 de junho amanheceu da melhor forma possível em El Buey: ondas enormes e muitos tubos. Como o mar estava muito grande, apenas as direitas estavam funcionando.

Na session, Couto teve a companhia de Kohl e também do seu pupilo Lapo Coutinho, do big rider saquaremense Marcos Monteiro e do gaúcho fissurado Bento Cuervo, atualmente radicado em Arica. Até a guarda-costeira apareceu para tirar a galera da água, mas uma série pintou no horizonte e foi apontada pelos big riders, fazendo o bote retornar ao outside.

A direita insana deixou Couto com a sensação de missão cumprida. "Foi uma viagem muito cansativa, mas valeu a pena. El Buey é uma onda perfeita para surfar na remada, segura qualquer tamanho. É um pico clássico da América do Sul e tive a oportunidade de ser abençoado com uma onda especial", comemora o baiano.

PUBLICIDADE

Relacionadas

Espírito Santo ganha destaque no Prêmio Brasileiro Ocyan de Ondas Grandes com ondas pesadas e perfeitas

Grupo de surfistas fazem história ao encarar swell no Banco de Santo Antônio

Apontado como forte candidato ao prêmio do WSL Big Wave Awards, Caio Vaz fica fora da final e mostra decepção

Big rider baiano Marcio Freire encara swell de ciclone na Laje da Jagua (SC)

Márcio Viana descreve sessão histórica durante poderoso swell em Jaws

Baianos Marcio Viana e Rick Breyner encaram as ondas de Jaws, na ilha de Maui

Danilo Couto é um dos convidados para o tradicional The Eddie Aikau Big Wave Invitational

Yuri Soledade fala sobre o convite para participar do Eddie Aikau Big Wave Invitational em Waimea